Notícias
Mundo
Autor da campanha que deu origem à Lei Magnitsky critica aplicação da sanção a Alexandre de Moraes

Autor da campanha que deu origem à Lei Magnitsky critica aplicação da sanção a Alexandre de Moraes

William Browder acredita que o ministro não se enquadra na lei

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Reprodução/Redes sociais

O investidor britânico William Browder, autor da campanha que resultou na aprovação da Lei Magnitsky, criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela aplicação da medida contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Para Browder, o ministro brasileiro não se aplica nas categorias propostas pela lei. 

“Passei anos lutando para que a Lei Magnitsky fosse aprovada no intuito de acabar com a impunidade de graves violadores de direitos humanos e de cleptocratas. Até onde posso entender, o juiz brasileiro Moraes não se enquadra em nenhuma das duas categorias”, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter).

William Browder se descreve como o maior investidor estrangeiro na Rússia até o ano de 2005, quando foi impedido de entrar no país e declarado uma ameaça à segurança nacional por expor casos de corrupção em empresas estatais russas. Em 2008, o advogado de Browder, Sergei Magnitsky, descobriu uma fraude massiva cometida por funcionários do governo russo, envolvendo US$ 230 milhões em impostos.

Magnitsky testemunhou contra pessoas envolvidas no esquema e foi, posteriormente, preso e torturado.

Tags

Notícias Relacionadas