Austrália e Nova Zelândia? Conheça Quiribati, o primeiro país do mundo a comemorar o ano novo
Quiribati é o primeiro país a celebrar a chegada de 2026
Foto: Reprodução
Enquanto o mundo está voltado para países como Austrália e Nova Zelândia, a celebração da chegada do ano novo em Quiribati é comemorada por volta das 7h da manhã no horário de Brasília. O arquipélago, também composto por atóis, está 17 horas na frente do horário do Brasil, sendo o primeiro país do mundo a celebrar a chegada do novo ano. A micro nação entrou para história ao ser o primeiro país a comemorar a chegada do novo milênio, após o governo "mudar" a linha do equador para que todas as suas ilhas tenham o mesmo fuso horário e comemorem a chegada do novo ano na mesma data. Antes da mudança, a linha internacional da data cortava o país ao meio, fazendo com que enquanto parte dele já estivesse no ano seguinte, a outra metade ainda estaria no último dia do ano anterior.
Quiribati é um pequeno país composto por 33 atóis de coral e ilhas nas proximidades da linha do equador. Muitas destas ilhas são desabitadas e consideradas remotas, sendo locais utilizados para a prática da pesca, mergulho e outros. O país oceânico é o 174° do mundo em extensão territorial, tendo uma área de apenas 811,2 km² e uma população estimada de 134,518. Está localizado na região central do Oceano Pacífico. Sua capital e principal centro comercial é Tarawa. Com apenas 31,02 km², Tarawa é um dos atóis que compõem Quiribati.
Apesar da pequena extensão territorial, Quiribati tem um dos 15 maiores territórios marítimos do mundo, logo atrás do Brasil, que tem dez mil vezes a extensão territorial do país e na frente de outros grandes países, como México, Dinamarca e Portugal. Quiribati também é o único país do mundo a estar nos quatro hemisférios. Como suas 33 ilhas estão localizadas na região central do Pacífico e sob a Linha do Equador, ocupam exatamente a divisão entre os quatro hemisférios da Terra. Mesmo com toda essa extensão marítima, Quiribati pode deixar de existir nas próximas décadas. O país faz parte do grupo das micro nações da Oceania que tem seu território ameaçado por conta do aumento nos níveis dos oceanos.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.