Notícias
Justiça
Vai perder o mandato? Licença de Zambelli termina, podendo perder o cargo

Vai perder o mandato? Licença de Zambelli termina, podendo perder o cargo

Zambelli possui outro processo que põe em risco seu mandato

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Reprodução - Flickr

Nesta quinta-feira (2), a licença da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chegou ao fim após 127 dias de afastamento. A parlamentar, que está presa desde julho na Itália, conseguiu uma autorização para licença de 120 dias por questões particulares e outros 7 por questões de saúde. Chegado o fim do prazo, a deputada passará a acumular faltas não justificadas nas sessões do plenário. As informações são do portal InfoMoney.

O presidente da Câmera, Hugo Motta (Republicanos - PB), concedeu o afastamento de Zambelli em junho, marcando sua retrocontagem a partir de 29 de maio. Agora, é de responsabilidade da casa determinar os próximos passos: o deputado ou senador que faltar mais de um terço das sessões ordinárias perde o mandato, a não ser em casos justificados.

Zambelli possui outro processo que põe em risco seu mandato. Em agosto, a parlamentar foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por invasão do sistema do CNJ e falsidade ideológica. A parlamentar pode ter seu mandato cassado por ser sentenciada, como prevê o artigo 55 da Constituição. O caso está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que poderá recomendar a cassação. Se a cassação ou a perda por faltas se confirmar, a vaga será ocupada pelo suplente, Coronel Tadeu (PL-SP).

Tags

Notícias Relacionadas