STF retoma nesta terça (9) julgamento de Bolsonaro e outros sete acusados
Na última semana, o julgamento foi iniciado com a apresentação das defesas dos réus
Foto: Antonio Augusto/STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (9) o julgamento que pode resultar na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados próximos, apontados como integrantes de uma articulação para anular o resultado das eleições presidenciais de 2022. O grupo está no centro da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na última semana, o julgamento foi iniciado com a apresentação das defesas dos réus, incluindo a do ex-presidente Bolsonaro, além do pronunciamento do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que se manifestou a favor da condenação de todos os acusados.
Com a retomada dos trabalhos hoje, os ministros do STF iniciam a fase de votação, que definirá o destino dos réus. Condenação ou absolvição. Estão agendadas também sessões para os dias 10, 11 e 12 de setembro, caso o julgamento não seja concluído nesta terça-feira.
Os oito acusados são investigados por envolvimento direto na criação do plano denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa ações extremas como o sequestro e assassinato de figuras-chave do governo, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
A denúncia da PGR também aponta que o grupo elaborou o documento conhecido como “minuta do golpe” supostamente do conhecimento de Bolsonaro, cujo objetivo seria legitimar a decretação de estado de defesa e estado de sítio, como forma de reverter o resultado eleitoral de 2022 e impedir a posse do presidente eleito.
Além disso, os réus são acusados de envolvimento com os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas por manifestantes em Brasília.stas de 8 de janeiro de 2023.