Notícias
Justiça
STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por suposta participação na trama golpista

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por suposta participação na trama golpista

Valdemar é presidente do PL e teria sido livrado das acusações anteriormente

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Beto Barata / PL

Nesta terça-feira (21), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta por Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, decidiu reabrir a investigação contra Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL). Ele é acusado por uma suposta participação na tentativa de golpe de Estado de 2022.

Foi o ministro Alexandre de Moraes quem puxou, durante a defesa de seu voto, o retorno das apurações sobre o quanto Valdemar poderia ter participado na tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e no crime de organização criminosa. Foi por 4 votos a 1, que a Primeira Turma concordou em reenviar o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Determino ainda, nos termos do voto, a remessa de cópias integrais da Ação Penal 2694, nesta ação penal, para a PET 1200, a fim de que, nos termos do artigo 18 do Código de Processo Penal, seja retomada a investigação em relação a Valdemar Costa Neto, no que diz respeito aos crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, disse Moraes, ao fim do julgamento.

Anteriormente, o presidente do Partido Liberal havia conseguido "se safar" das denúncias apresentadas pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. No entanto, foi a Polícia Federal (PF) que colocou Valdemar novamente no páreo de investigação pela tentativa de golpe de estado.

Tags

Notícias Relacionadas