Notícias
Justiça
MP investiga Bolsonaro por divulgar fake news associando Lula ao regime de Bashar al-Assad

MP investiga Bolsonaro por divulgar fake news associando Lula ao regime de Bashar al-Assad

Investigação foi instaurada a partir de uma solicitação do ministro da Justiça

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Alan Santos/PR

A Polícia Federal (PF) iniciou um novo inquérito nesta segunda-feira (11) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que agora é investigado por supostos crimes de difamação e propagação de fake news contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

A investigação foi instaurada a partir de uma solicitação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao diretor-geral da PF, Andrei Passos. O objetivo é apurar a disseminação, pelo canal de WhatsApp de Bolsonaro, de um conteúdo que vinculava Lula à morte de pessoas LGBTQIA+.

O caso chegou ao conhecimento das autoridades por meio de uma denúncia formalizada por um cidadão russo-brasileiro ao Ministério Público Federal (MPF). Na denúncia, o ex-presidente é acusado de compartilhar uma informação falsa que sugeria a participação de Lula em atos criminosos. Posteriormente, o MPF repassou o caso ao Ministério da Justiça para as devidas investigações.

De acordo com os investigadores, o conteúdo em questão foi publicado em janeiro de 2023 e associava o ex-presidente Lula ao regime de Bashar al-Assad, da Síria, no que diz respeito à execução de pessoas LGBTQIA+. Contudo, essa postagem já foi removida dos canais de comunicação de Bolsonaro.

O canal de WhatsApp do ex-presidente foi criado em outubro de 2023, e a última postagem registrada data de 12 de julho. No momento, Bolsonaro se encontra em prisão domiciliar e está proibido de usar suas redes sociais, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Tags

Notícias Relacionadas