Justiça ordena suspensão dos motoristas e seguranças de Bolsonaro durante sua prisão
Medida chega após um pedido do vereador de Belo Horizonte
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Uma decisão da Justiça Federal ordenou a suspensão de benefícios concedidos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os benefícios suspensos estão o direito a veículos oficiais, motoristas e assessores enquanto ele estiver preso.
A medida chega após um pedido do vereador de Belo Horizonte, Pedro Rousseff (PT-MG). O ex-presidente obteve somente no primeiro semestre de 2025 despesas de oito servidores, que chegaram a R$ 521 mil. O valor teria ultrapassado os R$ 4 milhões desde 2023.
Conforme a decisão, a liminar não vai retirar a responsabilidade das autoridades de garantir a integridade física de Bolsonaro durante o cumprimento do regime fechado.
A decisão judicial indicou que o benefício “perde a sua razão de ser”. O juiz federal substituto Pedro Pereira Pimenta, da 8ª Vara Federal Civil, justificou que a estrutura é disponibilizada “para um contexto de circulação em liberdade no espaço público, não para a realidade de custódia em regime fechado”. Conforme ele, o Estado já oferece outras ações que assegurem a integridade do ex-presidente.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.