Notícias
Justiça
Hugo Motta cede à pressão bolsonarista e abre possibilidade para votar PL da Anistia

Hugo Motta cede à pressão bolsonarista e abre possibilidade para votar PL da Anistia

Recuo acontece após articulação de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP)

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), está pensando na possibilidade de colocar em pauta a anistia dos envolvidos no 8 de janeiro de 2023. A hipótese começou a ser cogitada após uma grande pressão dos líderes partidários, especialmente dos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que vem sendo julgado no STF. 

Motta afirmou que: “Os líderes estão cobrando, estamos avaliando, vamos conversar mais. […] Aumentou o número de líderes pedindo”.

Porém, antes do aumento da intensidade das cobranças, o republicano sequer analisava a chance de colocar em pauta o assunto, como o próprio presidente disse publicamente. “Um projeto auxiliar começou a ser discutido ainda no semestre passado, que não seria uma anistia ampla, geral e irrestrita. Eu não vejo dentro da Casa um ambiente para, por exemplo, anistiar quem planejou matar pessoas, não acho que tenha esse ambiente dentro da Casa”, disse Motta, em entrevista à GloboNews. 

Entretanto, agora, o republicano recuou e já admitiu a possibilidade de colocar a pauta em votação logo após o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal (STF), no próximo dia 12. A articulação acontece após o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participar de reuniões com dirigentes do centrão para discutir o assunto, em Brasília.

Tags

Notícias Relacionadas