Com dois gols de William José e retorno de Everton Ribeiro, Bahia vira em cima do RB Bragantino
Com triunfo, Bahia se afasta do sexto colocado e se firma no G5 para a Libertadores
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Na tarde deste domingo (2), Bahia x Red Bull Bragantino se enfrentaram em duelo pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um confronto aberto para ambos os lados, o Bahia conseguiu sair com o triunfo após trazer uma virada espetacular no segundo tempo e melhorar seu futebol apresentado nos primeiros 45 minutos. Com dois gols de William José e o aguardado retorno do capitão e referência do Tricolor, Everton Ribeiro, o Esquadrão se mantém mais do que vivo para buscar a vaga direta para a Libertadores da América, contando agora com 52 pontos.
PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa do jogo começou frenética, já que, em menos de 10 minutos, tanto o Bahia quanto o Bragantino tiveram suas chances de abrir o placar, parando somente nas mãos dos goleiros Cleiton (Bragantino) e Ronaldo (Bahia), respectivamente. Após os primeiros minutos, foi a equipe Tricolor que começou a se soltar mais. Contando com a volta de Erick Pulga e a velocidade de Kaiky, o Bahia pode aproveitar as pontas em busca de passes mais alongados, furar a boa defesa imposta por Vagner Mancini.
Resultado, um ataque mais forte e que possibilitou lances perigosos, entretanto, em um contra-ataque sofrido, pela ponta esquerda, o time de Bragança Paulista conseguiu trazer perigo para a área baiana e após confusão na área (nome do jogador) abriu o placar. Depois do duro golpe do gol, o Bahia, que vinha bem e controlando o ritmo do jogo, ainda manteve a posse, mas sem a incisividade necessária para empatar o jogo. Além disso, para preocupar ainda mais o torcedor tricolor, na final do primeiro tempo, Kaiky sentiu lesão e precisou ser substituído por Thiago, após jogada de ataque.
Não contando com a efetividade, peças-chave do elenco não conseguiram corresponder à altura de uma resposta do gol. O capitão e meio-campista Jean Lucas, Acevedo, que vinha em uma grande crescente, William José e o próprio Erick Pulga, mesmo contendo a posse de bola, ficaram omissos na parte final da primeira etapa.
SEGUNDA ETAPA
O segundo tempo começou de forma bastante parecida com o primeiro que terminou. Ainda rodando a bola e tentando chegar de forma mais perigosa para o último terço do campo da Fonte Nova, os comandados de Rogério Ceni ainda se viam presos no esquema defensivo do adversário, algo concertado com a saída de Acevedo e Pulga, que não entregaram uma boa atuação, e a entrada dos meias Erik e Cauly.
Contando agora com um meio-campo bastante técnico e criador de jogadas - com Cauly descendo para receber a bola no meio -, Jean Lucas ficou mais "solto" ao ser marcado, o que abriu espaços para passes mais rápidos para Luciano Juba e Thiago. Rapidamente, o Esquadrão conseguiu finalmente balançar as redes com um gol de William José, aos 75 minutos, após uma grande jogada trabalhada entre Cauly, Jean Lucas e Luciano Juba.
Mantendo a boa forma e contando com um show da torcida, o gol da virada veio em um momento mágico. Após um período afastado para se recuperar de um câncer, Everton Ribeiro retornou ao Esquadrão e foi dos seus pés a jogada construída para o segundo tento. Recebendo a bola no lado direito do campo, o camisa 10 analisou o posicionamento do adversário e, em uma movimentação de Thiago, deu o passe em profundidade. De primeira, o jovem cruzou rasteiro para dentro da área e novamente William José fez o papel de camisa 9 e deu a desejada virada para o Esporte Clube Bahia!
MELHOR DO JOGO
Dentro dos acontecimentos da partida, não é possível dar exclusivamente o "prêmio" de melhor em campo a um jogador, e sim a vários, principalmente para aqueles que entraram na segunda etapa, como William José claramente. Devido a isso, Rogério Ceni foi o "craque" do confronto. O técnico do Bahia enxergou os problemas da primeira etapa e a falta de força para entregar ataques perigosos e trocou de forma corretíssima, possibilitando o triunfo.
Agora, já na próxima quarta-feira (5), o Bahia irá para Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG na Arena MRV, em busca de quebrar a má fase que vive em confrontos fora de seus domínios. O jogo está marcado para as 20h.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.