“Brazil, eu te amo”: Histórico de shows internacionais no Brasil
Hoje, é muito difícil que um grande artista não venha ao país tupiniquim
Foto: Instagram / Multishow
O Brasil recentemente recebeu artistas internacionais como Bruno Mars, The Weeknd, Madonna e, no último sábado (3), Lady Gaga levou mais de duas milhões de pessoas para a praia de Copacabana. Mas nem sempre houve proximidade dos gringos com os brasileiros. O que antes era uma relação distante, virou ponto de presença frequente dos maiores nomes da música atual.
Na década de 70, aparições dos astros da música eram raras, a exemplo de Alice Cooper, em 1974, que foi um dos primeiros a pisar em solo tupiniquim. Alice era conhecido por suas performances extravagantes. Por aqui, o cantor foi eletrocutado e “guilhotinado” no palco, decapitou bonecas e brincou com sua cobra de estimação para mais de 158 mil pessoas. Ainda no mesmo ano, o grupo Jacksons 5, que revelou Michael Jackson para o mundo, fez 7 shows por aqui, que esbarraram no alto preço dos ingressos, problema que permanece na vinda de estrangeiros para o Brasil.
Nos anos 80, para além das vindas de Queen e Van Halen, houve a grande virada de chave para a vinda dos gringos: o Rock in Rio. Ao longo de 40 anos do festival, os maiores nomes do rock e da música em geral fizeram shows na cidade maravilhosa. Os anos 90 trouxeram performances das bandas Oasis, Guns n’ Roses e o icônico e polêmico show do Nirvana em 1993, marcada por músicas fora do tempo, instrumentos desafinados e a visível má vontade do grupo de Seattle. Para além dos grupos, o Rei do Pop voltou ao Brasil para 2 shows no estádio do Morumbi, em São Paulo, somando 200 mil pessoas nos dois espetáculos.
O palco do show da Gaga, a praia de Copacabana, já recebeu outros shows gratuitos de grande porte. Em 1994, o cantor Rod Stewart reuniu mais de 3.5 milhões de pessoas para o show da virada de ano que abriu 1995. Já em 2006, foi a vez dos Rolling Stones performarem para mais de 1.5 milhão de pessoas. No ano passado, Madonna, a rainha do pop, levou 1.6 milhão de pessoas para as areias cariocas. A mother monster se apresentou para mais de 2 milhões de pessoas no último dia 3. A tendência é que os shows na praia mais famosa do país continuem. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, já confirmou a banda U2 para se apresentar em 2026 e disse que tentara trazer Beyoncé de volta para a capital fluminense, onde se apresentou em 2013. Vale lembrar que a cantora já se apresentou em Salvador em 2010 e, 13 anos depois, retornou a cidade para o lançamento do filme “Renaissance: A Film by Beyoncé”, que mostra cenas da turnê que leva o nome do filme e de seu penúltimo disco.
Nos dias atuais, é mais fácil listar artistas que não se apresentaram no Brasil que os que desembarcaram por aqui. Existe motivo para a vinda massiva dos gringos para cá? Sim, os fãs. Em seu show recente, Lady Gaga leu uma carta que simboliza bem a relação entre artistas e público brasileiro.
“De todas as coisas que eu poderia agradecer, a que mais me toca é essa: vocês esperaram por mim. Vocês me esperaram por mais de 10 anos. Talvez vocês estejam se perguntando por que demorei tanto para voltar. A verdade é que eu estava me curando, estava me fortalecendo, mas enquanto me curava, algo poderoso acontecia. [...] Vocês continuavam lá, continuavam torcendo por mim e pedindo para eu voltar quando estivesse pronta. Brasil, eu estou pronta. [...] Eu amo vocês, obrigada por esperarem, por me receberem de volta com tanta gentileza e de braços abertos.”, disse Gaga
Para além do lúdico e dos muitos “Brazil, eu te amo” ditos pelos artistas nos palcos, o amor do brasileiro se reflete em números e engajamento nas redes sociais. Leila Oliveira, presidente da Warner Music Brasil, em entrevista ao Gshow, aponta a América Latina - principalmente o Brasil – como um lugar bastante importante para qualquer artista que almeje relevância mundial.
“O consumo da nossa região é fundamental para um ‘hit global’ e não apenas pelos números que entregamos, mas também pela qualidade do engajamento”, disse Leila.
Um exemplo dessa forte relação é a recente vinda de Bruno Mars ao Brasil. Em 2023, quando foi headliner do The Town, ele transformou a expressão “Come to Brazil”, muito usada por fãs brasileiros que querem seus ídolos no país, em um vídeo em homenagem às terras brasileiras. Depois do sucesso, “Bruninho”, como ficou conhecido, voltou ao Brasil em 2024, desta vez com uma grande turnê solo, um total de 14 shows passando por cinco cidades brasileiras. Claro que ele repetiu a brincadeira fazendo um novo vídeo dedicado ao Brasil.