Vitória empata em 0 a 0 com o Botafogo e perde a chance de se distanciar do Z4
O Santos, primeiro time do Z4, joga ainda hoje e pode recolocar o Leão na zona de rebaixamento
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Diante de mais de 28 mil torcedores presentes nas arquibancadas do Barradão, neste domingo (9), o Vitória recebeu o Botafogo em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro e empatou por 0 a 0. Com o resultado, o time de Jair Ventura perdeu a chance de se distanciar da zona de rebaixamento, podendo ser ultrapassado pelo Santos ainda hoje e retornar para o Z-4.
Como chegaram os times
O Vitória veio a campo mais uma vez com o esquema de três zagueiros adotado por Jair Ventura. Sem Camutanga, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, o trio de zaga foi formado por Neris, Zé Marcos e Lucas Halter, que era dúvida antes da partida por pertencer ao Botafogo e estar emprestado ao Leão.
Nas alas, o Vitória teve o retorno de Ramon ao time titular, já que o jogador não pôde atuar contra o Internacional por questões contratuais. Na direita, com a ausência de Claudinho e Caceres, ambos lesionados, Erick seguiu como titular.
No meio-campo, Jair Ventura optou pelo retorno de Ronald ao time titular ao lado de Willian Oliveira, já que Baralhas e Dudu estavam suspensos para a partida. Enquanto isso, o trio ofensivo foi o mesmo do utilizado na vitória por 1 a 0 contra o Internacional: Aitor Cantalapiedra, Matheuzinho e Renzo López.
Do outro lado, o Botafogo comandado por Davide Ancelotti - filho de Carlo Ancelotti, treinador da Seleção Brasileira - veio com os mesmos titulares que estiveram na última rodada, quando o Botafogo venceu o Vasco por 3 a 0. O time carioca entrou em campo embalado por uma sequência de quatro jogos de invencibilidade.
O jogo
Apesar da euforia da torcida rubro-negra nas arquibancadas do Barradão, quem começou melhor no jogo foi o Botafogo. Com mais presença no campo de ataque, a equipe carioca chegou com muito perigo logo aos cinco minutos, quando Santi Rodríguez cobrou escanteio, David Ricardo desviou na primeira trave e o zagueiro Barboza finalizou dentro da pequena área e sem goleiro, mas desperdiçou a chance clara.
A primeira boa chance do Vitória veio aos nove minutos após uma boa jogada de Matheuzinho pelo meio, que acionou Erick no lado direito. O camisa 33 fez a sua movimentação característica, cortando para o meio e batendo colocado, mas sem acertar o gol defendido por Léo Linck.
O domínio inicial do Botafogo diminuiu aos poucos e o Vitória passou a ocupar mais o campo de ataque, o que reacendeu o torcedor presente nas arquibancadas. Com o passar do tempo, o jogo foi se abrindo e oferecendo chances para ambos os times.
Com 20 minutos, Halter recuperou a bola na defesa e acionou Aitor no meio-campo. O espanhol achou Matheuzinho no campo de ataque, e o camisa 10 lançou dentro da área para Renzo López, que tentou encobrir o goleiro adversário, mas errou o alvo por pouco. Até então, a melhor chance do Vitória na partida.
O ritmo das duas equipes foi diminuindo ao longo do tempo, mas o Botafogo seguiu levando perigo para o Vitória com jogadas de escanteio. Aos 25 minutos, Alex Telles encontrou David Ricardo, que cabeceou com perigo, mas parou em uma grande defesa de Thiago Couto. Já nos acréscimos da primeira etapa, novamente em jogada de escanteio, Barboza subiu mais que a defesa do Vitória e mandou a bola na trave.
Assim como aconteceu na primeira etapa, o Botafogo começou melhor que o Vitória, ocupando mais o campo de ataque e sem permitir as movimentações ofensivas do Leão. O primeiro lance de perigo do Vitória veio somente aos 11 minutos de jogo após Ronald costurar pelo meio-campo e acionar Matheuzinho no campo de ataque. O camisa 10 tinha a opção de tocar para Erick no lado direito, mas preferiu ir para o chute e desperdiçou a jogada.
Depois de muitos pedidos da torcida, Jair Ventura chamou Renato Kayzer para fazer a primeira alteração do Vitória no jogo. Ao lado dele, entrou o questionado Lucas Braga, o que gerou um misto de vaias e aplausos nas arquibancadas no momento das substituições. Enquanto Kayzer entrou no lugar de Renzo Lopez, Braga entrou no lugar de Cantalapiedra para ocupar a ala direita, deslocando Matheuzinho para o lado esquerdo e Erick para o ataque.
Após as mudanças, o Vitória melhorou no jogo e passou a ocupar mais o campo de ataque, o que reacendeu as arquibancadas. Ainda assim, o Leão não conseguiu encontrar o caminho das redes, o que fez o Botafogo crescer na partida mais uma vez.
O jogo seguiu sem grandes chances para ambos os lados até o apito final, que decretou mais um empate do Vitória no Campeonato Brasileiro. Assim como no jogo do primeiro turno, nenhuma das equipes conseguiu balançar as redes e sair vitoriosa.
O próximo compromisso do Vitória será no dia 19 de novembro, depois da parada para a Data Fifa, contra a equipe do Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.