Vitória acerta com Fábio Carille, diz jornalista
Clube anunciou a demissão de Thiago Carpini nesta quarta-feira (9)
Foto: Divulgação/Vasco da Gama
Após o anúncio da saída de Thiago Carpini nesta quarta-feira (9), o Vitória acertou com Fábio Carille para a sequência da temporada 2025, como informa o jornalista Venê Casagrande. A expectativa do clube é que o novo treinador já esteja no comando técnico da equipe no jogo contra o Internacional, no sábado, pelo Brasileirão.
Carille trará para o Leão o preparador físico, o auxiliar técnico e o analista de desempenho que trabalharam com o comandante no Vasco da Gama, seu último clube.
Carreira como treinador
Caracterizado por uma proposta de jogo reativa, Carille começou como auxiliar técnico no Corinthians em 2008, cargo que ocupou até 2016. Como auxiliar do Timão, Fábio Carille conquistou um total de 7 títulos:
- Copa do Brasil: 2008
- Libertadores: 2012
- Mundial de Clubes: 2012
- Brasileirão: 2011 e 2015
- Campeonato Paulista: 2009 e 2013
Carille foi efetivado como treinador do Corinthians em 2017 e já começou o ano com a conquista do Campeonato Paulista. Carille também conduziu o Corinthians ao título do Brasileirão, conquistado com a melhor defesa do torneio, com somente 30 gols sofridos em 38 jogos. A equipe terminou o primeiro turno invicto e com 47 pontos, recorde da competição.
Carille permaneceu no Corinthians até maio de 2018, quando se transferiu para o Al-Wehda da Arábia Saudita. O treinador ainda conquistou o bicampeonato paulista antes de sair do Timão.
A volta do treinador ao Brasil aconteceu em 2019, novamente para o Corinthians, que conquistou o Paulistão pelo terceiro ano consecutivo. Apesar do título estadual, o nível apresentado ficou aquém da primeira passagem e saiu para o futebol árabe novamente em 2020, dessa vez para o Al-Ittihad.
O treinador retornou ao Brasil novamente em 2021, dessa vez para o Santos, mas não conseguiu entregar os resultados esperados e foi demitido após 26 jogos. Dois meses após sair do Peixe, assinou com o Athletico Paranaense em abril daquele ano, mas deixou o clube após somente sete partidas.
Sem mercado no país, Carille assinou em julho com o V-V. Nagasaki, do Japão, onde ficou por 63 jogos até o fim de 2023. Após o trabalho da Terra do Sol Nascente, Carille foi contratado em 2024 pelo recém-rebaixado Santos com a missão de recolocar a equipe na primeira divisão. O treinador cumpriu com as expectativas e foi campeão da competição.
Apesar do título da segunda divisão, o clube paulista demitiu o treinador ainda em 2024. Carille assinou com o Vasco em dezembro do ano passado, mas foi demitido em abril deste ano após somente 22 jogos. O técnico estava sem clube desde então.