Vitória abre vantagem, mas sofre empate do Palmeiras nos minutos finais
Leão da Barra chegou a vencer por 2 a 0, mas tomou dois gols na segunda etapa e deixou o triunfor escapar
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Na noite deste domingo (3), em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória recebeu o Palmeiras no Barradão e empatou pelo placar de 2 a 2. Mesmo deixando o triunfo escapar nos minutos finais, o Leão da Barra chega a uma sequência de cinco jogos sem perder na competição e abre três pontos de vantagem para cima do Santos, primeiro time da zona de rebaixamento.
O Vitória veio a campo com duas mudanças em relação ao empate por 1 a 1 contra o Mirassol na última partida. Lucas Braga, titular em todos os cinco jogos do time sob o comando de Fábio Carille, não esteve entre os relacionados, assim como o volante Willian Oliveira. No lugar deles, entraram Erick e Pepê, respectivamente.
Outro que novamente não foi relacionado para este jogo foi o centroavante Carlinhos, que não entrou em campo nenhuma vez desde o retorno do futebol brasileiro após a parada para a Copa do Mundo de Clubes.
Das novidades do Leão no banco de reservas, estiveram o atacante Aitor Cantalapiedra, o volante Ruben Ismael e o meia Romarinho, carrasco do Palmeiras, com seis gols marcados em sete jogos contra o clube alviverde. Hoje foi o primeiro jogo em que todos os reforços desta janela de transferências estiveram à disposição do treinador Fábio Carille.
Do outro lado, de olho no confronto contra o Corinthians na Copa do Brasil, o Palmeiras veio com o time reserva para o Barradão.
A primeira pressão foi feita pelo Palmeiras, obrigando Lucas Arcanjo a fazer uma defesa difícil nos minutos iniciais. Pouco tempo depois, em jogada de escanteio, Emiliano Martínez cabeceou livre na pequena área e desperdiçou uma chance clara de abrir o placar para a equipe visitante.
Por volta dos 15 minutos, o Vitória começou a ter mais a posse de bola e ter presença no campo de ataque, mesmo sem criar chances perigosas contra o gol defendido por Marcelo Lomba. Com o jogo aberto, Osvaldo liderava os ataques do Vitória, levando vantagem nos duelos contra Marcos Rocha, enquanto a equipe paulista concentrava suas ações ofensivas pelo lado defendido por Maykon Jesus, que fez mais uma partida abaixo do esperado.
Já na segunda metade da primeira etapa, Carille foi obrigado a fazer a primeira substituição do jogo, colocando Claudinho no lugar de Caceres, que saiu lesionado e aplaudido pela torcida rubro-negra.
Aos 34 minutos, após boa interceptação de Baralhas no meio-campo, Ronald foi acionado para puxar contra-ataque, tocando para Renato Kayzer dentro da área. O centroavante demonstrou frieza ao limpar a marcação e bater cruzado para superar Marcelo Lomba e abrir o placar para o Leão.
Motivado pelo som das arquibancadas, o Leão seguiu no ataque após o gol e chegou a colocar uma bola na trave em um chute de longa distância de Baralhas. Após quatro minutos de acréscimo, o juiz apitou o fim da primeira etapa, e o Leão foi para o intervalo com a vantagem no placar.
No pontapé inicial da segunda etapa, o Vitória tentou a mesma jogada ensaiada que fez no início do jogo contra o Mirassol, mas não levou perigo para a equipe adversária desta vez. Ainda assim, o time seguiu melhor que o Palmeiras nos primeiros minutos do segundo tempo.
Por volta dos 10 minutos, a equipe comandada por Abel Ferreira passou a ocupar o campo de ataque com mais frequência e criar chances de gol, que pararam nas defesas de Lucas Arcanjo e nos bloqueios dos defensores do Vitória.
Aos 20, Abel Ferreira promoveu quatro alterações de uma só vez no Palmeiras para tentar reverter o placar: saíram Allan, Luighi, Vanderlan e Thallys para a entrada de Piquerez, Facundo Torres, Ramon Sosa e Vitor Roque. A resposta do Vitória veio no lance seguinte, com um golaço de Erick, que cortou da ponta direita para o meio e acertou um chute no ângulo, ampliando o placar para o Leão.
A empolgação causada pelo gol do camisa 33 fez o Vitória abaixar a guarda e cometer um pênalti no primeiro ataque do Palmeiras após o reinício de jogo. Raphael Veiga, especialista em cobranças da marca da cal, foi para a bola e deslocou o goleiro Lucas Arcanjo, diminuindo o placar.
Depois do gol palmeirense, Fábio Carille promoveu três mudanças na equipe do Vitória: Ronald deu lugar ao estreante Ruben Ismael, Renzo Lopez entrou no lugar de Renato Kayzer, que saiu de campo muito aplaudido pela torcida, e Fabrício substituiu Erick. Menos de 10 minutos depois, ambos os treinadores fizeram sua última alteração. No Vitória, Edu entrou no lugar de Osvaldo, dando mais força defensiva para a equipe. No Palmeiras, Lucas Evangelista substituiu Raphael Veiga, renovando o meio-campo da equipe alviverde.
Quem se deu melhor após as alterações foi a equipe visitante, que empatou aos 41 minutos com um cruzamento de Sosa para encontrar o argentino Flaco Lopez na área, que cabeceou bem para igualar o placar. Apesar da pressão do Palmeiras e das raras escapadas do Vitória em contra-ataque, o placar permaneceu 2 a 2 até o apito final.
Com esse resultado, o Vitória chega a 18 pontos no Brasileirão e se distancia da zona de rebaixamento, mas não tanto quanto gostaria. Enquanto isso, o Palmeiras comemora um empate fora de casa, mesmo com o time reserva, e se mantém na briga pelas primeiras posições do Brasileirão.
O próximo compromisso do Vitória é fora de casa contra o São Paulo, no próximo sábado (9), às 18:30.
Craque do jogo: Renato Kayzer