Notícias
Esportes
Surpresa do Brasileirão, Mirassol pode ser proibido de disputar a Libertadores em 2026

Surpresa do Brasileirão, Mirassol pode ser proibido de disputar a Libertadores em 2026

O time não cumpre três pré-requisitos para participar da competição

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Zé Rafael Photo/UAI Foto/Gazeta Press

Na quarta colocação do Campeonato Brasileiro, com 63 pontos, o Mirassol é a grande surpresa desta edição do futebol brasileiro em 2025. Na primeira participação na Série A da sua história, o time está muito perto de garantir a vaga direta para a Libertadores de 2026. No entanto, alguns problemas podem impedir o Leão Caipira de disputar a competição internacional.

Segundo a Conmebol, existem alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos para que um time garanta a sua participação na competição, como a existência de um time feminino, a capacidade do estádio e a presença de um aeroporto internacional nas proximidades. Atualmente, o Mirassol não cumpre nenhuma das três obrigatoriedades. 

Apesar disso, o clube trabalha para solucionar essas questões e garantir sua participação na Libertadores. 

Para solucionar a questão do time feminino, a diretoria do Mirassol tem duas opções: a primeira é se associar ao time Realidade Jovem, da cidade de São José do Rio Preto, que ofereceu a parceria; a segunda é criar um elenco próprio, mesmo que seja mais trabalhoso. 

Apesar de caminhar bem em relação à existência do time feminino, o Mirassol ainda não deu detalhes sobre como lidará com a questão do estádio. O José Maria de Campos Maia, o “Maião”, consegue receber 15 mil torcedores, capacidade suficiente para a fase de grupos. No entanto, a partir das oitavas de final é necessário que o campo possa receber 20 mil torcedores.

Talvez a exigência mais complexa a ser resolvida é em relação ao aeroporto. A Conmebol exige que o clube participante na Libertadores tenha uma base aérea que suporte voos internacionais, a no máximo 150 km do estádio. Neste sentido, o Aeroporto Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, cidade que faz fronteira com Mirassol, já iniciou o processo para receber voos internacionais. 

Ainda é necessário que uma série de requisitos seja aprovado para que seja feita a transição, mas o requerimento já foi enviado e aguardam o aval. Segundo a ASP, responsável pela administração, o local já atende aos requisitos da Anvisa e Polícia Federal em relação à infraestrutura, ou seja, não precisará passar por reformas.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas