Notícias
Esportes
Seleção brasileira feminina fecha 2025 em melhor posição no ranking Fifa desde 2013

Seleção brasileira feminina fecha 2025 em melhor posição no ranking Fifa desde 2013

Ano de 2025 para a seleção foi bastante positivo

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Lívia Villas Boas / CBF

A Fifa divulgou, nesta quinta-feira (11), o ranking mundial das seleções do futebol feminino. O Brasil encerrou a temporada de 2025 em sua melhor colocação desde o ano de 2013. Comandadas pelo técnico Arthur Elias, as canarinhas terminaram uma posição a mais do que no último ranking, na sexta posição. Espanha e Estados Unidos continuam no topo da lista, enquanto a Alemanha termina o top-3. 

A lista é baseada na conta dos resultados obtidos nas datas FIFA realizadas entre outubro e dezembro. No período, a seleção brasileira venceu a Inglaterra, Itália e Portugal, sofrendo somente uma derrota para a Noruega. Logo, somou 16,78 pontos e atingiu 1.993,007 na tabela (ao todo), superando a França. A distância entre as potências da modalidade caiu: a Suécia é a primeira a aparecer no top-5, com uma mínima vantagem, e a Inglaterra, em quarto, com uma distância de 2.009 pontos. 

Desde a chegada de Arthur Elias, vindo do Corinthians, a seleção mostrou um grande desenvolvimento no seu futebol e no próprio ranking.  A equipe havia iniciado aquela temporada em nono lugar e chegou ao quarto posto no começo de 2024, impulsionada por vitórias expressivas sobre Estados Unidos e Japão. Nos anos seguintes, encerrou as temporadas em sétimo (2024), posição também registrada em 2021 e 2015.

Além dos pontos, Arthur conquistou seu primeiro título pela seleção. Vindo de uma grande história no Timão, onde ganhou 16 títulos, o técnico conquistou a Copa América no mês de agosto, em uma campanha invicta. A decisão contra a Colômbia, uma das mais disputadas da competição em várias edições, teve oito gols e foi definida nos pênaltis.

O desempenho geral da seleção também melhorou em relação ao ano anterior. Em 2024, foram 20 partidas, 70% de aproveitamento e médias de 2,1 gols marcados e 0,7 sofridos por jogo. Em 2025, o Brasil terminou a temporada com 39 gols — o último deles marcado por Bia Zaneratto contra Portugal — alcançando média de 2,6 tentos por partida. Amanda Gutierres, artilheira da Copa América e indicada à Bola de Ouro, encerrou o ano como goleadora da equipe, com sete gols.
 

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas