Santos se aproxima de acerto com Luxemburgo para cargo duplo no futebol do clube
Luxa seria técnico e executivo de futebol do Peixe
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O Santos está próximo de contratar Vanderlei Luxemburgo para exercer um cargo duplo dentro do clube. Além de substituir o demitido Lisca no comando técnico, Luxa ainda ficaria a frente do departamento de futebol do Peixe.
Animado com a chance de dirigir o Santos novamente, Luxemburgo apresentou ao presidente Andres Rueda o projeto para que exercesse as duas funções até o final da temporada, de acordo com informações do 'ge'.
Luxa já estuda essa ideia faz algum tempo. Ele acredita que, addim como na Europa, onde treinadores cuidam também de planejamento, não só do campo-bola, poderá ter sucesso no Santos trabalhando dessa forma. O Peixe não tem um executivo de futebol desde a saída de Edu Dracena. Rueda assumiu a função e passou a trabalhar diariamente no CT Rei Pelé.
Inicialmente, o Santos queria Luxemburgo apenas para um cargo próximo de um gerente de futebol, e não como treinador. Entretanto, as conversas entre o treinador e o presidente santista, nos últimos dias, mudaram a visão do dirigente.
Há um entendimento de que o Santos precisa de um treinador experiente para melhorar o rendimento da equipe. Depois de acertarem divergências, o Peixe e Luxemburgo estão mais próximos de um acordo.
O Comitê de Gestão ainda precisa aprovar a possível chegada de Luxemburgo, mas isso não é visto como um empecilho. Acredita-se que o colegiado irá concordar com a contratação.
Seu último trabalho foi no Cruzeiro, que deixou em dezembro de 2021 após maus resultados na Série B. Ele já tem quatro passagens pelo Santos, em 1997, 2004, 2006/07 e 2009. No clube, foi campeão brasileiro (2004), bicampeão paulista (2006 e 2007) e ganhou também um Rio-São Paulo (1997).