Na Fonte Nova, Bahia apresenta novo CT com modelo inspirado no Manchester City; entenda
Cerimônia de lançamento do projeto acontece nesta segunda-feira (20)
Foto: Rafael Rodrigues/ECB Instagram: @therafao
Com a notícia de um novo CT sendo comentada dentro da mídia baiana, o Bahia vai anunciar oficialmente nesta segunda-feira (20), às 11h, o projeto do novo centro de treinamento do clube, que marcará mais um grande capítulo da equipe baiana sob a tutela do City Group em sua SAF. Batizado de "City Football Academy Bahia", o grande projeto será apresentado em evento com as presenças de Ferran Soriano, CEO do Grupo City, e Raul Aguirre, CEO do Bahia. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Bahêa, no YouTube.
A nova casa de futebol do Esquadrão será construída às margens da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, com uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados. O projeto que promete revolucionar os Centros de Treinamento do Brasil tem previsão de conclusão em 2028.
O novo CT seguirá o padrão adotado pelo centro de treinamento do Manchester City, principal clube do grupo. O time azul de Manchester é referência mundial em inovação e tecnologia esportiva.
O complexo contará com campos de treinamento com áreas modernas de preparação física e um mini-estádio com capacidade para 15 mil torcedores, pensando em receber partidas das divisões de base e alguns jogos oficiais femininos e masculinos, como tem o próprio Manchester City, Barcelona e Real Madrid.
A escolha do local também considera a logística: o acesso à capital e ao aeroporto será mais rápido, reduzindo em mais da metade o tempo de deslocamento atual até o CT Evaristo de Macedo, em Dias D’Ávila. Com o projeto, o Bahia dá mais um passo concreto na consolidação da parceria com o Grupo City, unindo modernidade, investimento e uma visão de longo prazo para o futebol profissional e de base.
Já em relação ao atual CT Evaristo de Macedo, não se tem um plano definido para ele. Talvez, o plano seja divulgado no evento desta segunda-feira (20), mas o que se sabe é que a distância atual do Centro de Treinamento para compromissos do clube (estádios de Salvador e Aeroporto) é considerada inviável pelo Grupo City desde 2023.