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Modernização ou retrocesso? Vitória acaba com a venda de ingressos físicos

Modernização ou retrocesso? Vitória acaba com a venda de ingressos físicos

Clube anunciou que todos os ingressos serão digitais a partir de agora

| Autor: Gustavo Nascimento

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Nesta quarta-feira (11), o Vitória anunciou por meio de uma publicação em suas redes sociais que não irá mais vender ingressos físicos. A partir de agora, todo ingresso será digital e precisará estar vinculado a um cadastro facial; o processo deverá ser feito pela plataforma IngressoSA. 

A medida está relacionada com o planejamento da nova Lei Geral do Esporte, sancionada em 2023, onde estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas obrigatoriamente deverão ter acesso por biometria até junho de 2025. O artigo 151 da Lei cita: “É direito do espectador a implementação de planos de ação referentes a segurança, a transporte e a contingências durante a realização de eventos esportivos com público superior a 20.000 (vinte mil) pessoas”.

As medidas de tornar o acesso ao estádio exclusivo por reconhecimento facial também fazem parte deste planejamento, que vem sendo aplicado no clube em formato de testes desde 2024. Primeiramente, foi utilizado com os sócios 'Leão da Barra' (setor de cadeiras), e - de forma gradual - foi expandido para os outros setores. 

Em abril deste ano, na partida contra o Cerro Largo, o clube decretou que 100% dos acessos seriam feitos por meio de reconhecimento facial.

Prós e contras

A mudança serve para que o clube possa exercer um maior controle sobre a comercialização dos tíquetes dos jogos como mandante, de forma a dificultar a falsificação e venda ilegal de ingressos por cambistas. A medida protegeria tanto o clube quanto os torcedores nesse sentido.

Ainda, a eliminação dos custos para a impressão e distribuição de ingressos pode gerar uma economia significativa para o Vitória. A medida também é positiva do ponto de vista ambiental, já que não será necessária a produção de ingressos para todos os jogos, assim como se elimina a preocupação quanto ao descarte desses ingressos.

Dentre as possíveis consequências negativas da mudança, está a exigência de que o clube tenha a infraestrutura digital necessária para gerenciar um fluxo maior de compradores e garantir que a venda de ingressos não seja comprometida por problema técnicos.

Além disso, existe a parcela de torcedores que terá dificuldade para garantir seus ingressos para os jogos do Leão, seja por questões relacionadas ao acesso a aparelhos digitais ou pela falta de familiaridade com plataformas online.
 

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