Jogador que atua no futebol inglês se aposenta aos 24 anos por doença cardíaca
Enock Mwepu era titular do Brighton
Foto: Divulgação/Brighton
O meio-campista Enock Mwepu, do Brighton, anunciou o encerramento da sua carreira como jogador de futebol. Ele teve que pendurar as chuteiras após ser diagnosticado com uma doença cardíaca hereditária potencialmente fatal.
Destaque da equipe no Campeonato Inglês, ele ficou doente durante a última data Fifa, quando os jogos na Europa estavam parados. Após testes, ele foi identificando sua condição, que não apareceu em leituras cardíacas anteriores.
Após exames médicos, o jogador dos Seagulls foi notificado de que teria o risco de sofrer uma parada cardíaca, caso continuasse jogando profissionalmente.
Em nota, Mwepu confirmou a decisão. "Um menino de um pequeno município zambiano chamado Chambishi tem algumas notícias para compartilhar. Ele se manteve forte para seguir seus sonhos de jogar futebol no mais alto nível e, pela graça de Deus, viveu seu sonho de chegar à Premier League. Alguns sonhos, no entanto, chegam ao fim, por isso é com tristeza que anuncio a necessidade de pendurar as chuteiras por causa dos conselhos médicos que recebi", afirmou.
O meio-campista de Zâmbia ainda afirmou que vai continuar trabalhando com futebol. "No entanto, este não é o fim do meu envolvimento com o futebol, pretendo continuar envolvido de alguma forma. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos que me apoiaram em minha jornada, incluindo minha esposa e família, meu agente, a Federação da Zâmbia, todos os meus clubes anteriores, companheiros de equipe e treinadores, e especialmente todos em Brighton".
Enock Mwepu chegou ao Brighton após ser contratado do Red Bull Salzburg em 2021. Na atual temporada, ele atuou em seis jogos na Premier League e deu uma assistência.
Em meio a notícia, o técnico Roberto De Zerbi lamentou a situação do seu agora ex-jogador. "Antes de chegar, olhei para todo o plantel e ele era um jogador com quem estava muito entusiasmado e ansioso por trabalhar. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o ajudar".