Gigante inglês encerra jejum de títulos
Tottenham vence Manchester United e conquista Europa League
Foto: Reprodução - Tottenham Hotspur/X
A vitória por 1 a 0 sobre o Manchester United na final da Liga Europa encerra um jejum de 17 anos do clube sem conquistar títulos oficiais, quando venceram a Copa da Liga Inglesa na temporada 2007/08. Também terminou uma espera de 41 anos da equipe sem vencer competições europeias, quando ganharam a Copa da UEFA - a antiga Liga Europa - em 1984.
Além do fim do jejum, o título de hoje salva a temporada ruim do Tottenham, que ocupa neste momento a 17ª posição do campeonato inglês com apenas 38 pontos. Do outro lado, o Manchester United vive uma das piores temporadas da sua história e ocupa a 16° colocação da Premier League, com um ponto a mais que os Spurs.
Dentre os protagonistas dessa conquista, quem se destaca é o sul-coreano Heung-min Son, que chegou no clube em 2016 e é um dos principais jogadores da equipe desde então. Esse é o primeiro título por clubes da carreira do atacante, assim como muitos outros atletas desse elenco.
Richarlison, único brasileiro do elenco dos Spurs, celebrou muito a sua primeira conquista no futebol europeu, onde está desde 2017. O Pombo também comentou sobre sua titularidade nessa final, apesar de viver uma fase inconstante.
"Acho que muitos se perguntaram porque eu iniciei o jogo, e não o Son. Mas isso vem do trabalho no dia a dia. Aproveitei a oportunidade que o treinador me deu na semifinal, hoje na final voltei a ser titular e contribuir para a vitória. Parabéns para a equipe. Foi um ano conturbado, mas no final deu tudo certo" declarou Richarlison à Cazé TV.
Agora que o italiano Carlo Ancelotti está no comando da seleção brasileira, é esperado que o atacante volte a frequentar as convocações, já que eles trabalharam juntos no Everton, onde o brasileiro viveu a melhor fase da sua carreira.
A previsão
Em entrevista à emissora britânica SkySports em setembro de 2024, Ange Postecoglu - treinador do Tottenham - afirmou que costumava ganhar títulos no seu segundo ano nos clubes em que treinava e prometeu repetir o feito no comando do time londrino. A previsão deu certo e o treinador levou o time a uma conquista histórica.