Futuro: Equipes brasileiras irão testar impedimento semiautomático nas finais continentais
Conmebol irá adotar nas finais da Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana
Foto: Reprodução / FIFA
Pela primeira vez na América do Sul, a Conmebol irá estrear o uso da aguardada tecnologia do impedimento semiautomático e da checagem na linha do gol em uma partida oficial. A nova tecnologia será usada nas finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana.
As finais de ambas as equipes serão marcadas para os dias 22 e 29 de novembro, nos confrontos que contam com 3 brasileiros. Atlético-MG enfrentará o Lanús na final da Sul-Americana e Palmeiras x Flamengo se enfrentarão na busca pela Glória Eterna, a taça da Libertadores.
Segundo a Conmebol, o sistema é desenvolvido com o auxílio de 24 câmeras especializadas instaladas ao redor do estádio, capazes de identificar automaticamente a posição dos jogadores e auxiliar o VAR em situações de impedimento e lances de gols duvidosos, buscando diminuir drasticamente a demora dessas análises.
A iniciativa busca reforçar a tendência com a modernização do futebol da América do Sul, se alinhando ao que já é adotado em outras grandes ligas do mundo. Um exemplo é a Premier League, onde, “após a decisão do VAR, são exibidas imagens em 3D do lance verificado. A imagem conta com um ‘muro’ branco, que representa a linha de impedimento, e uma animação que indica a parte do corpo do atleta que ultrapassa, ou não, o muro".
No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já definiu quando o recurso será utilizado de forma permanente. A entidade planeja implementar o impedimento semiautomático a partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2026, cuja estreia está prevista para o dia 28 de janeiro.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.