Fluminense vence Al-Hilal e se classifica para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes
Vitória por 2 a 1 garante o tricolor carioca como o primeiro semifinalista da competição
Foto: Reprodução/Redes sociais
Comandado por Renato Gaúcho, o Fluminense vence o Al-Hilal - clube não-europeu de maior orçamento da Copa do Mundo de Clubes - por 2 a 1 e garante a primeira vaga nas semifinais do torneio. Matheus Martinelli e Hércules fizeram os gols da vitória tricolor, enquanto Marcos Leonardo descontou para a equipe saudita.
Ambas as equipes chegaram às quartas de final após eliminarem gigantes europeus nas oitavas. O Fluminense superou a Inter de Milão, atual finalista da Liga dos Campeões, pelo placar de 2 a 0 e o Al-Hilal eliminou o Manchester City em um jogo eletrizante, terminado em 4 a 3 na prorrogação.
A partida desta sexta-feira (4) começou tensa e equilibrada, com ambos os lados tentando errar o mínimo possível. O que abriu a partida foi justamente o bonito gol do Fluminense, marcado por Martinelli já no fim da primeira etapa.
Com o placar aberto, o time do Al-Hilal se viu obrigado a sair para o jogo e buscar o empate, o que aconteceu no início da segunda etapa, com o oportunismo de Marcos Leonardo em jogada de escanteio. A marcação do Fluminense falhou no lance e deixou o zagueiro Koulibaly cabecear a bola para o centro da área, que sobrou para o atacante brasileiro dominar limpando a marcação e finalizar com o gol aberto.
Marcos Leonardo se despede como o artilheiro da competição, empatado com o argentino Di Maria, do Benfica, com quatro gols marcados.
A partir do empate, o Al-Hilal foi levemente superior na partida, mas sem agredir tanto o gol de Fábio. A tônica do jogo mudaria novamente aos 70 minutos de jogo, quando Hércules recebeu dentro da área para fazer o segundo gol do Fluminense.
O volante começou a partida no banco de reservas e entrou no lugar de Matheus Martinelli, autor do primeiro gol. Hércules já havia sido determinante contra a Inter de Milão ao marcar o gol que sacramentou a classificação, e voltou a ser decisivo hoje para fazer o gol que coloca o Fluminense na semifinal da competição.
Com a retomada da vantagem no placar, o Fluminense soube administrar o resultado positivo e resistiu as tentativas de pressão do Al-Hilal, ao mesmo tempo que teve inteligência e paciência enquanto teve a bola.
Coletivamente, mais um ótimo jogo da equipe de Renato Gaúcho. Individualmente, são vários os destaques do Fluminense: o interminável Fábio, que segue seguro debaixo das traves aos 44 anos; o genial Jhon Árias, coordenando as ações ofensivas da equipe; o trio de zagueiros, com Thiago Silva, Freytes e Ignácio, sendo uma fortaleza para a defesa.
O Brasil e o Fluminense seguem no Copa do Mundo de Clubes. O tricolor espera a definição do confronto entre Palmeiras e Chelsea, disputado hoje às 22:00 (horário de Brasília), para conhecer o adversário da semifinal.