Notícias
Esportes
Fazendo história na categoria, brasileiro pode ser campeão da Fórmula 3 nesse fim de semana

Fazendo história na categoria, brasileiro pode ser campeão da Fórmula 3 nesse fim de semana

Piloto nordestino pode repetir feito de Gabriel Bortoleto

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um garoto nordestino de Pernambuco que vem fazendo história nas categorias de base para a Fórmula 1, Rafael Câmara tem marcado seu nome na Fórmula 3 (F3) em sua temporada de estreia. Seguindo os passos do compatriota Gabriel Bortoleto, o brasileiro pode sagrar-se campeão mundial de F3 já neste fim de semana na Hungria. 

Isso porque, ao conquistar mais uma pole position e ganhar mais dois pontos pelo feito, Rafa Câmara se aproximou da conquista do título inédito. Para se consagrar campeão, o brasileiro precisa garantir 40 pontos para o segundo colocado. 

Atualmente, ele está com 30 pontos de vantagem e largará na corrida Sprint - que antecede a principal -, em 12° lugar, já que nessa corrida, em específico, o grid da corrida principal se inverte. O vice-líder da Fórmula 3 ficou na 21ª posição e não deve ser uma ameaça ao pernambucano.

Como o brasileiro largará da 12ª posição, ele precisará fazer uma corrida de recuperação e tentar terminar entre os 10 melhores da corrida. Isso porque a pontuação é distribuída aos pilotos de forma decrescente entre o vencedor e o 10º colocado. Neste caso, a pontuação fica: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente.

Já na corrida principal, mais uma vez, apenas os 10 primeiros pontuam, mas os números são maiores: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1, respectivamente. Isso quer dizer que Câmara precisará vencer a "Sprint Race" ou chegar em 5º na "Feature Race". Em outro cenário, por exemplo, o brasileiro pode ficar em 6º na primeira corrida e ficar entre os sete primeiros da segunda bateria. Outra possibilidade seria ficar em 9º na primeira e chegar na 6ª na segunda.

O brasileiro já é destaque na categoria desde as primeiras corridas da temporada atual. Rafael Câmara iniciou sua corrida pelo título e chegou à liderança do campeonato de pilotos ainda em abril no Grande Prêmio de Bahrein.

Tags

Notícias Relacionadas