Notícias
Esportes
Esporte Clube Vitória: 126 anos de história e superação

Esporte Clube Vitória: 126 anos de história e superação

Clube baiano completa 126 anos nesta terça-feira (13)

| Autor: João Victor Viana

Foto: Reprodução

Fundado em 13 de maio de 1899, pelos irmãos Valente, Artur e Artêmio, originalmente com o nome Club de Cricket Victoria, principal esporte que o time disputava na época. Anos depois, em 1946, o nome foi mudado para o qual conhecemos hoje, Esporte Clube Vitória.

Fundado por brasileiros, o Leão foi um dos primeiros clubes do Brasil a praticar o futebol. O “Victoria” foi uma alusão à região em que seus fundadores moravam, o tradicional corredor da Vitória. O time baiano também foi pioneiro em outros esportes a serem disputados na Bahia e no Nordeste, como o voleibol, natação, polo aquático, basquetebol e futsal.

Um clube centenário, com ampla história no futebol brasileiro, como no Campeonato Brasileiro da Série A, de 1993 e 1999, onde o rubro-negro ficou em 2° e 3° lugar, respectivamente. Também tem feitos históricos na Copa do Brasil, marcado pela conquista do segundo lugar em 2010, quando foi vice para o Santos. No Campeonato Brasileiro da série B, conquistou o segundo lugar em 1992 e em 2023 vencendo seu primeiro título nacional, sendo bastante celebrado pela torcida, que viu o clube do coração chegar ao fundo do poço em 2022, quando estava na Série C estando a beira do rebaixamento à Série D, alcançando o acesso nas últimas partidas, que para muitos ficou marcado como “Acesso Colossal”.

Essa atmosfera “colossal” está presente até hoje no Barradão, com mais de 20 mil pessoas por jogo, conectando história entre pais e filhos, assim como Marcus, que explicou sua história com o Leão, ele conta que é Vitória desde que nasceu, graças a seu pai, que passou o sentimento pelo rubro-negro acompanhando o time em estádios desde os 10 anos.

Sou Vitória desde que nasci, meu pai era um grande torcedor do Vitória e me passou esse sentimento pelo leão da barra. Sempre estive presente nos jogos e desde meus 10 anos frequento estádios acompanhando os jogos do Vitória. Conheço 113 estádios de futebol diferentes em jogos do Vitória, e na data de aniversário de 126 anos do clube, estou indo para o Uruguai para estar junto do leão no 114° diferente”.

Marcus comentou também sobre o sentimento que sente pelo clube, alegando ser uma mistura de sentimentos, um amor que passa de pai para filho, marido, além do sentimento de proteção, dedicação, carinho e cobrança pelo tão amado clube.

Ser vitória é uma mistura de sentimentos.  É amor de pai, filho, marido. Proteção, dedicação, carinho e cobrança. Ser vitória é amor que não muda com o tempo, nem com as adversidades. E esse amor é demonstrado com apoio incondicional, incentivando e levando para todos os cantos as cores, o símbolo e o manto rubro negro.

E como diz o trecho da música que ecoa nas arquibancadas, “Pelo Vitória, minha vida”.

Tags

Notícias Relacionadas