Notícias
Esportes
Do lixo ao luxo; Luka Modric se despede do Real Madrid

Do lixo ao luxo; Luka Modric se despede do Real Madrid

Relembre a passagem do ídolo croata no clube espanhol

| Autor: Gustavo Nascimento

Foto: Reprodução - Redes Sociais

O histórico meio-campista Luka Modric anunciou nesta quinta-feira (22) a sua saída do Real Madrid depois de 13 anos atuando pelo clube. O croata confirmou que fará sua última partida no Santiago Bernabéu neste sábado (24), contra a Real Sociedad.

"Caros madridistas, chegou a hora. O momento que eu nunca quis que chegasse, mas o futebol é assim, e na vida tudo tem um começo e um fim... Sábado vou jogar meu último jogo no Santiago Bernabéu.", escreveu o jogador.

O croata ainda estará no Real Madrid para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que será disputado a partir de junho nos Estados Unidos. O clube espanhol está no grupo de Al-Hilal, Pachuca e RB Salzburg.

"É o Real Madrid"

Modric chegou ao Real Madrid por cerca de 35 milhões de euros para a disputa da temporada 2012/13, após se destacar com a camisa do Tottenham por quatro temporadas. A expectativa se tornou um peso para o jogador, que não conseguiu desempenhar bem e chegou a ser votado como a pior contratação de LaLiga na temporada 2013/14, em enquete do jornal “Marca”.

"É o Real Madrid, eu sei da enorme pressão da mídia sobre as transferências. Não estou procurando desculpas, não sou assim, mas é muito exigente a adaptação a um clube como o Real Madrid. Tive atuações sólidas, falhei em algumas, mas, no geral, provei que posso oferecer algo.", comentou Modric  em entrevista ao “Sportske.net”

Virada de chave

A situação mudou para o croata na temporada seguinte, que uniu uma melhor adaptação à chegada do italiano Carlo Ancelotti para o comando técnico da equipe. Modric ganhou espaço no time titular e foi importante para a conquista de "La Décima", o 10° título da Liga dos Campeões para o Real Madrid, depois de um jejum de 12 temporadas.

A partir daí, o jogador se consolidou como um dos pilares da equipe para as próximas temporadas. 

Sob o comando de Zinedine Zidane entre 2016 e 2018, Modric fez parte da equipe que venceu a Liga dos Campeões três vezes de forma consecutiva. O croata fez parte do histórico trio de meio-campistas, junto ao alemão Toni Kroos e o brasileiro Casemiro.

Ao final do ano de 2018, Modric foi votado como o melhor jogador do mundo pela revista France Football e premiado com uma Bola de Ouro. Além do desempenho pelo Real Madrid, o croata levou sua seleção à final da Copa do Mundo de 2018 e foi o eleito o melhor jogador do torneio.

Modric permaneceu no altíssimo nível e esteve em evidência mais uma vez na temporada 2021/22, aos 36 anos, quando voltou a vencer a Liga dos Campeões com o Real Madrid pela quinta vez na carreira. Para muitos, essa foi a melhor temporada da vida do croata, mesmo que ele não tenha tido a mesma felicidade nas premiações individuais, como foi em 2018.

Aos 38 anos, Modric voltou a vencer a maior competição de clubes do mundo na temporada passada, mesmo que tenha perdido espaço no time titular. Campeão do torneio seis vezes, o croata se isolou como o jogador com mais títulos da competição, junto a um seleto grupo: Toni Kroos, Paco Gento, Dani Carvajal e Nacho Fernandez.

Depois de uma passagem repleta de conquistas, chega ao fim uma das grandes histórias do futebol. 

Tags

Notícias Relacionadas