Notícias
Esportes
CBF modifica regras da Copa do Nordeste e Bahia deve ficar de fora em 2026; entenda

CBF modifica regras da Copa do Nordeste e Bahia deve ficar de fora em 2026; entenda

Novas regras impedem que clubes com calendário internacional participem do 'Nordestão'

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quarta-feira (1), uma série de mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2026. Entre as principais novidades, a Copa do Nordeste passa a ter 20 times, será jogada de 25 de março a 7 de junho, após os estaduais, e impedirá que clubes presentes em torneios continentais disputem o regional.

Atual campeão da competição, o Bahia deve ser o primeiro clube confirmado a ficar de fora do "Nordestão", já que briga por vaga internacional no Campeonato Brasileiro. Em 6º lugar, o tricolor deve está presente em algum torneio continental, seja Copa Libertadores ou Sul-Americana.

Outro clube que pode ficar de fora é o Ceará, atual 11º colocado do torneio. Para servir de exemplo, em 2025, se fossem seguidas as regras novas, Bahia, Fortaleza e Vitória não poderiam participar da Copa do Nordeste.

Alguns clubes tradicionais, como Fortaleza, Sport e Vitória não devem ser afetados pela nova regra, pelo menos em 2026. Os clubes vivem uma má-fase nesta temporada e, mesmo se escaparem do rebaixamento, precisam terminar acima da 12ª colocação para um torneio continental. Hoje, os clubes ocupam as últimas três posições do campeonato: Vitória 18º, Fortaleza 19º e Sport 20º.

Tags

Notícias Relacionadas