Bahia perde por 2 a 0 para o Fluminense e cai nas quartas de final da Copa do Brasil
Esta é a décima eliminação do tricolor baiano nas quartas de final da competição
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Mesmo com o triunfo por 1 a 0 no jogo de ida, na Arena Fonte Nova, o Bahia amargou mais uma eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil após perder por 2 a 0 para o Fluminense no jogo de volta, disputado nesta quarta-feira (10), no Maracanã. Canobbio, de pênalti, e Thiago Silva, de cabeça, marcaram os gols do tricolor carioca na partida.
Depois de vencer os dois jogos da decisão da Copa do Nordeste com o time majoritariamente reserva, Rogério Ceni escalou o Bahia com força máxima para encarar o Fluminense. Contudo, a equipe não se encontrou em campo e não conseguiu segurar a vantagem construída em Salvador.
Ofensivamente, o Tricolor de Aço sai do Maracanã com um desempenho muito abaixo do necessário para conquistar a classificação. O time comandado por Rogério Ceni não criou nenhuma grande chance de gol e finalizou somente duas vezes contra o gol defendido por Fábio.
Defensivamente, o Bahia conseguiu ser sólido e segurar o empate sem gols na primeira etapa, mas teve dois erros que custaram o resultado no segundo tempo. O primeiro gol saiu de um pênalti após a bola tocar no braço de Michel Araújo dentro da área. O argentino Canobbio foi para a cobrança e inaugurou o placar.
Já nos minutos finais, em cobrança de falta lateral, a defesa do Bahia deixou Thiago Silva se movimentar livremente pela área e cabecear com espaço. Sem força, mas com precisão, o zagueiro do Fluminense mandou a bola para o fundo do gol, colocando o Fluminense em vantagem pela primeira vez no placar agregado.
O Bahia tentou uma pressão nos minutos finais, mas não teve êxito em furar a defesa bem montada da equipe treinada por Renato Gaúcho.
Com esse resultado, o Bahia segue com o tabu de nunca ter passado das quartas de final da Copa do Brasil. Ao todo, são 10 eliminações nesta fase do torneio.
- 1989: eliminado pelo Grêmio
- 1990: eliminado pelo Flamengo
- 1999: eliminado pelo Juventude
- 2002: eliminado pelo Atlético-MG
- 2012: eliminado pelo Grêmio
- 2018: eliminado pelo Palmeiras
- 2019: eliminado pelo Grêmio
- 2023: eliminado pelo Grêmio
- 2024: eliminado pelo Flamengo
- 2025: eliminado pelo Fluminense
Enquanto isso, após fazer história e alcançar as semifinais da Copa do Mundo de Clubes, o Fluminense segue na disputa por mais um título da Copa do Brasil.
O próximo compromisso do Bahia é contra o Cruzeiro, na segunda-feira (15), válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.