Notícias
Esporte
Vitória encara o Figueirense temendo o Z4, mas ainda sonhando com classificação

Vitória encara o Figueirense temendo o Z4, mas ainda sonhando com classificação

O Rubro-Negro se encontra entre o céu e o inferno faltando sete partidas para o fim do certame

| Autor: Redação

Foto: Pietro Carpi/ECV

Precisando reagir na competição, o Vitória encara neste sábado (2) o Figueirense, no Barradão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O Leão é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com apenas 12 pontos conquistados em 12 rodadas disputadas.

O Rubro-Negro se encontra entre o céu e o inferno faltando sete partidas para o fim do certame. A diferença para o Atlético-CE, último colocado, é de apenas dois pontos. Porém, a distância para o Ypiranga-RS, equipe que abre a zona de classificação, é de seis pontos. 

Segundo o portal Chance de Gol e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação que garante vaga na segunda fase é de 30 pontos. Logo, o Vitória precisaria somar mais 18 pontos. Entretanto, alcançando 28, teria 80% de chances de avançar, o que seria uma possibilidade real, já que precisaria fazer mais 16.

Para chegar nesta campanha, o Rubro-Negro precisará vencer cinco partidas e empatar uma, podendo ainda sair derrotado em um dos sete confrontos restantes.

Um fator que pode atrapalhar a arrancada do Vitória é a dura sequência que tem pela frente. O Leão tem uma tabela repleta de equipes que brigam pelo acesso: o líder Mirassol, o vice-líder Paysandu, o terceiro colocado ABC, os quinto e sexto colocados, respectivamente, São José-RS e Figueirense – próximo adversário. Além do Ferroviário-CE (15º) e do Brasil-RS (19º).

O lateral-direito Alemão ainda confia na classificação, porém deixa claro que o objetivo inicial é afastar qualquer chance de rebaixamento à Série D, algo que seria inédito na história do clube.

“O momento é muito difícil. A gente sabe que é um momento delicado. Estamos beirando a zona de rebaixamento, mas ainda há chances. Enquanto há chances, a gente vai lutar até o fim. Mas a gente sabe que o nosso primeiro passo é se distanciar ao máximo da zona de rebaixamento. Se a gente conseguir essa sequência de vitórias, a gente começa a almejar uma classificação. Mas hoje a gente está mais pensando mesmo em fugir da zona do rebaixamento”, comentou o jogador.

Independente de conseguir a vaga para a próxima fase da terceirona, o Rubro-Negro precisa vencer, pois possui 51,6% de risco de rebaixamento. O Leão pode acabar a rodada até na lanterna da competição nacional, caso ocorra uma combinação de resultado desfavoráveis envolvendo seus concorrentes à queda.

Ainda conforme a UFMG, o Vitória precisa fazer 25 pontos para escapar, sendo necessário somar mais 13. É preciso conquistar quatro triunfos e um empate nas sete rodadas que restam. Porém, a depender dos resultados, até mesmo com 23 pontos é possível se manter na Série C.

FICHA TÉCNICA:

JOGO: Vitória x Figueirense
DATA: Sábado, 2 de julho de 2022
LOCAL: Barradão - Salvador, BA
HORÁRIO: 19h (de Brasília)

ARBITRAGEM:
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Magno Arantes Lira e Fernanda Nândrea Gomes (MG)
Quarto árbitro: Roger Goulart (RS)
VAR: Irinaldo Jorge dos Santos (BA)

Provável escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Alemão, Alan Santos, Marco Antônio e Sanchez; Léo Gomes, Eduardo e Alan Pedro; Gabriel Santiago, Rodrigão e Rafinha.

Provável escalação do Figueirense: Wilson; Natan Masieiro, Maurício, Kadu e Zé Mario (Mário Henrique); Uésley Gaúcho, Oberdan e Rodrigo Bassani; Andrew, Gustavo Ramos e Jhon Cley.

Desfalques do Vitória: Nenhum.
Desfalques do Figueirense: Serginho e Nandinho, lesionados.

Tags

Notícias Relacionadas