Notícias
Esporte
MPF abre inquérito contra Nelson Piquet por sugerir "Lula lá no cemitério"

MPF abre inquérito contra Nelson Piquet por sugerir "Lula lá no cemitério"

Presente em ato antidemocrático promovido por bolsonaristas, ex-piloto defende que o presidente eleito seja morot

| Autor: Redação

Foto:

O procurador da República Paulo Roberto Galvão de Carvalho, do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, solicitou nesta quinta-feira (3) à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito para investigar a conduta do ex-campeão mundial de fórmula Nelson Piquet, que sugeriu a morte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O piloto participou dos atos antidemocráticos promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que contestam o resultado das eleições deste ano.

Em vídeo que viralizou nas redes sociais, Piquet completa o lema bolsonarista "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", com a frase "Lula no cemitério" seguida por palavras de baixo calão. O MPF considera que as falas do piloto tiveram a intenção de "incitar a prática de atos concretos de violência contra o governante eleito". O procurador Galvão de Carvalho determinou que a PF colha o depoimento de Piquet.

"As declarações proferidas por Nelson Piquet, em análise preliminar, aparentam não se limitar a meras expressões de opinião a respeito do governo eleito - situação em que seriam constitucionalmente asseguradas -, podendo constituir de forma concreta formas de incitação dirigida à população em geral, voltadas tanto à prática de violência contra o candidato eleito, assim como à animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constituídos", escreveu o procurador.

No despacho, o procurador considera que as falas de Piquet poderiam incitar a deposição do governo eleito. O piloto xinga Lula na gravação e disse que os manifestantes iriam tirar o presidente disso (Presidência). Galvão de Carvalho ressalta cita que parte dos manifestantes defende a intervenção das Forças Armadas para impedir a diplomação e a posse do petista.

Leia também:

Presente em protestos bolsonaristas, Nelson Piquet pede Lula "no cemitério"

Veja a declaração de Nelson Piquet:

Tags

Notícias Relacionadas