Notícias
Esportes
Manchas de óleo aparecem na Ilha dos Frades e preocupam moradores da região

Manchas de óleo aparecem na Ilha dos Frades e preocupam moradores da região

Manchas não tem relação com aquelas que atingiram o litoral do Nordeste em 2019

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia

Manchas de óleo surgiram na Praia de Loreto, localizada na Ilha dos Frades, em Salvador, depois de também terem aparecido no município de Candeias, região metropolitana da capital. A situação preocupa moradores do local, que é um ponto turístico na Bahia.

Wagner dos Santos, morador da Ilha dos Frades há oito anos, foi uma das primeiras pessoas a notar a mudança nas águas. Ele costuma nadar e remar no local e logo percebeu algo diferente do habitual.

“Comecei a perceber algumas manchas de óleo espalhadas. Em seguida, as pessoas começaram a mandar mensagens nos grupos, de que estavam encontrando óleo, para a gente evitar entrar no mar, evitar consumir peixe e assim estamos. Para a gente que mora, vive e tem lazer aqui no mar, foi tudo comprometido”.

As manchas ressurgiram no último domingo (13) e assustaram a comunidade por parecerem com as encontradas no litoral do Nordeste em 2019. Wagner ainda disse que especialistas compareceram ao local, mas a origem da substância ainda não foi determinada.

Foram encontradas manchas dispersas em baixa concentração, de cerca de 15cm de extensão, nos rochedos. O material foi recolhido para ser averiguado por profissionais especializados.

Biólogo diz que manchas não tem relação com as de 2019

Francisco Kelmo, biólogo e diretor do instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), disse na última quarta-feira (16), que o ocorrido atual é divergente e sem nenhuma relação com o material encontrado no litoral nordestino há cerca de dois anos.

"Pelo exame físico rápido e análise das imagens, trata-se de um óleo relativamente novo. Em uma das cenas [divulgadas], a pessoa mexe com graveto e é possível ver quer é um material novo. Não é aquele óleo de 2019 que estava enterrado e veio à tona", disse Francisco.

A Petrobras comunicou que foi notificada sobre o caso na Comunidade Coqueiro Verde em Candeias, e que parte do material foi recolhido para serem feitas análises. Já o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disse que está monitorando a situação.

A Marinha se manifestou por meio de nota, dizendo que, ainda na última quarta-feira (16), esteve na região da Ilha dos Frades e de Bom Jesus, com uma equipe que além de membros da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), tinha representantes do Inema e do Centro de Defesa Ambiental da Transpetro.

Tags

Notícias Relacionadas