Fifa confirma cancelamento de jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias
Federações serão punidas com multa
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
O cancelamento do clássico entre Brasil e Argentina foi confirmado pela Fifa. O jogo aconteceria em setembro, válido pelas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo. Após a entrada de profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o duelo foi suspenso e ficou conhecido como "Clássico da Anvisa". A decisão veio em acordo com ambas as seleções, que retiraram seus recursos da Corte Arbitral do Esporte (CAS), nos quais pediam a pontuação do confronto.
Com a anulação oficializada, a Seleção Brasileira agora tem uma lacuna no calendário para realizar mais um amistoso em setembro, antes do Mundial do Catar. Os adversários serão duas seleções africanas: a Argélia e a Tunísia.
A partida cancelada era referente à sexta rodada das Eliminatórias sul-americanas, que inicialmente seria disputada no dia 5 de setembro do ano passado, na Neo Química Arena, em São Paulo. Tanto CBF quanto AFA serão punidas. No caso da confederação brasileira, será paga uma multa de 300 mil francos suíços (R$ 1,624 milhão). Os argentinos pagarão metade dessa quantia, ou seja, R$ 812 mil.
Conforme a nota oficial da CBF, metade da multa foi suspensa por um período probatório de dois anos. E 50% da multa pagável (25% da multa total) "deverá ser doada diretamente à Organização Mundial da Saúde (OMS), em apoio aos seus esforços contínuos no combate à COVID-19". A AFA também irá efetuar o mesmo procedimento.
Na última quinta-feira, a CBF confirmou o pedido para cancelar o clássico, após solicitação da própria comissão técnica da seleção brasileira.
"Diante da posição da comissão técnica, vamos procurar neste momento a Fifa para que a partida não seja realizada. Não vou medir esforços para atender a comissão técnica. A nossa prioridade é conquistar o hexacampeonato no Catar. Se a partida não é recomendada pelo comando da Seleção, vamos investir para que a partida não ocorra", disse Ednaldo Rodrigues, o presidente da CBF.
Com o cancelamento definitivo do clássico, a equipe de Tite tem dois amistosos para serem realizados durante a data Fifa de setembro, a última antes da Copa do Mundo. Um deles contra a Tunísia e o outro contra a Argélia. Os jogos serão realizados na Europa, um deles ou até os dois podem ocorrer na França. Os jogos estão previstos para os dias 22 e 27 de setembro.