Baianão: Guto Ferreira revela que só usará time principal a partir de fevereiro
De acordo com o técnico tricolor, a decisão foi tomada por causa do pouco tempo de férias dos atletas; Auxiliar Bruno comandará a equipe nos primeiros jogos
Foto: Antônio Muniz / EC Bahia
Com pouco tempo para fazer uma pré-temporada considerada adequada até a estreia do Campeonato Baiano, quando o Bahia já entra em campo no sábado (15), às 16h, contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, o técnico Guto Ferreira já montou toda uma estratégia para preservar os princiais atletas e, de quebra, dar oportunidades aos jogadores pouco utilizados em 2021 e os que subiram da base. A ideia é iniciar a competição com um time mesclado.
"Devido a questão do calendário, os jogadores vieram com alguns dias a menos de férias, e no ano passado praticamente não tiveram férias, ficaram emendando. Eles vinham de 18 meses sem parada e tiverem 20 dias. E isso pode influenciar lá no fim, não agora. A gente pretende, nesse momento, estar trabalhando com o Bruno [Lopes], que é auxiliar do clube, estar fazendo os primeiros jogos para que a gente tenha tempo de estar acelerando os processos com a equipe principal. Então, ele tem um grupo que ficou aqui treinando, não vão ser todos que vão começar a competição. Vai ser uma equipe mista, porque têm muitos atletas que começaram dia 27, para que tivessem pelo menos alguns dias de folga. A partir de fevereiro a gente assume, e ela [a equipe] vai recebendo alguns jogadores, fortalecendo alguns resultados que vão dizer muito também do que a gente tem que fazer. A gente espera ir conseguindo os resultados para que a gente possa fazer esse processo de transição jogo após jogo", explicou.
Mas o comandante tricolor fez questão de valorizar o Campeonato Baiano. De acordo com Guto Ferreira, mesmo sendo uma chance única para fazer testes táticos e rodar pelças, a competição estadual é uma ótima oportunidade para dar moral à equipe, para entrosar e fazer com que o time chegue forte na Série B do Campeonato Brasileiro.
"Enxergo da melhor maneira possível, como uma competição para moralizar a equipe, buscar resultados, nos fortalecermos, usar também em prol da formação da equipe nossa. Então, há experiências quanto a modelo de jogo, quanto a desempenho, é a busca do desempenho", comentou.
"Uma equipe forte, ela carece de bons desempenhos, e sempre você tem que ter bons desempenhos nos jogos. Em que jogos você tem? Campeonato Baiano e Copa do Nordeste. Ao mesmo tempo que você está jogando, você está olhando, você está buscando fazer experiências em prol do resultado. A gente espera que possa acertar mais do q errar e, no final, possa estar alcançando nossos objetivos", pontuou Guto.