Wagner Moura e 'O Agente Secreto' são indicados ao Oscar como 'Melhor ator' e 'Melhor Filme'
Brasil teve 5 nomeações à premiação
Foto: Reprodução / Redes Sociais
O dia 22 de janeiro de 2026 se tornou uma marca histórica para o cinema brasileiro. Nesta quinta-feira, a Academia de Cinema Americana nomeou os indicados ao Oscar de 2026 e o Brasil conta com 5 indicações na maior premiação de longa-metragem do mundo, contando com a indicação de 'O Agente Secreto' na categoria de "Melhor Filme" e "Melhor Filme Internacional", além de Wagner Moura indicado como "Melhor ator", após vencer o Globo de Ouro.
Além das três categorias citadas, o Brasil conquistou mais duas, uma do filme de Kleber Mendonça como "Melhor Elenco" e outra nas mãos de Adolpho Veloso, indicado na categoria de "Melhor Direção de Fotografia" no longa "Sonhos de Trem".
Wagner Moura, que vem vivendo uma grande temporada de premiações como em Cannes, no Globo de Ouro e agora no Oscar, fez história ao se tornar o primeiro brasileiro indicado na categoria. Contra ele, outros grandes nomes também vão atrás da estatueta, eles são: Timothée Chalamet (Marty Supreme), Leonardo DiCaprio (Uma batalha após a outra), Ethan Hawke (Blue Moon) e Michael B. Jordan (Pecadores).
Nos Estados Unidos, local onde ocorre a premiação, o nome de Wagner vem ganhando positivamente as manchetes. O New York Times chegou a apontar o baiano como o favorito entre os grandes nomes da indústria.
Além disso, Wagner é somente o terceiro brasileiro a concorrer em uma das duas mais prestigiadas categorias do Oscar (Melhor ator e melhor atriz), somente atrás da 'mãe e filha' Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.