EUA cancelam encontro com Haddad para tratar tarifaço após declarações de Eduardo Bolsonaro
Ministro atribui cancelamento à atuação contrária de opositores e vê mudança geopolítica americana
Foto: Ministerio da Fazenda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (11) que a reunião marcada com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir o tarifaço, foi cancelada. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Estúdio I, da GloboNews.
Segundo Haddad, o cancelamento ocorreu após uma entrevista concedida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. "Aqui há uma força política que tem expressão na vida pública que está fazendo uma espécie de antidiplomacia a cada ação diplomática do governo. Recebemos essa informação dois dias depois do anúncio que eu fiz, em que o Eduardo publicamente deu uma entrevista que ia procurar inibir esse tipo de contato entre os dois governos", disse.
O ministro informou que não há nova data para o encontro e que a justificativa oficial do governo americano foi a “falta de agenda”. "Tentamos junto à assessoria do Secretário do Tesouro remarcar a reunião, mas logo percebemos que não era o caso", afirmou.
Para Haddad, a decisão dos Estados Unidos está inserida em uma nova lógica de política externa. "Não é uma questão ideológica, governos mais amigos ou menos amigos. O que ele está fazendo com a Índia mostra que é uma mudança de postura geopolítica", avaliou.