Notícias
Economia
Conta de luz fica mais barata: bandeira tarifária passa de vermelha para amarela

Conta de luz fica mais barata: bandeira tarifária passa de vermelha para amarela

Com a entrada do período chuvoso, condições de geração de energia melhoram e ANEEL reduz cobrança extra nas contas de luz

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, nesta sexta-feira (28), que a bandeira tarifária passou da vermelha patamar 1, vigente em novembro, para a amarela em dezembro. Com isso, o consumidor deixa de pagar R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos e passa a pagar R$ 1,885 para a mesma quantidade de energia.

Com a entrada do período chuvoso no país, a previsão de chuvas para dezembro é superior à registrada em novembro na maior parte do território nacional. Contudo, essa expectativa ainda está, em geral, abaixo da média histórica para o mês.

Diante de condições de geração de energia um pouco mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para a amarela. Mesmo assim, o acionamento de termelétricas continua essencial para atender à demanda.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de usinas térmicas.

A ANEEL reforça a importância do uso responsável da energia elétrica, que evita desperdícios e contribui para a sustentabilidade do setor elétrico.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas