Notícias
Cidade
Universidades acusam MEC de atrasar dados do Prouni

Universidades acusam MEC de atrasar dados do Prouni

Em resposta, a pasta afirmou que está fazendo ajustes no sistema

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Universidades e entidades do ensino superior estão acusando o Ministério da Educação (MEC), desde a última quinta-feira (11), de atrasar a divulgação de dados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e com isso, comprometer o processo de matrícula dos alunos para o segundo semestre.

Em resposta, a pasta afirmou que está fazendo ajustes no sistema para que nenhum candidato seja prejudicado.

Veja o resumo do problema relatado pelas instituições:

1.    Em 9 de agosto, os candidatos tiveram acesso ao resultado da 1ª chamada para as bolsas de estudo.
2.    Aqueles que foram pré-selecionados devem, até a próxima quarta-feira (17), entregar a documentação para a instituição de ensino (comprovando, por exemplo, a renda familiar). Só assim terão a vaga garantida.
3.    As universidades, no entanto, afirmam que, até esta sexta-feira (12), ainda não haviam recebido do MEC as listas de pré-aprovados no Prouni. Sem esses resultados, não há como solicitarem os documentos dos alunos e formalizarem as matrículas.

"Sem a listagem, todas as outras etapas [do Prouni] estão travadas", afirma a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), em ofício apresentado ao MEC.

"Os candidatos estão comparecendo às instituições de ensino (...) e aguardando um posicionamento que, até o momento, elas não conseguem oferecer. O erro é no sistema do Prouni."

Tags

Notícias Relacionadas