Notícias
Cidade
Twitter anuncia opção no Brasil de denunciar desinformação

Twitter anuncia opção no Brasil de denunciar desinformação

O anúncio da empresa acontece quase duas semanas depois de o tema ser alvo de críticas na própria plataforma

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/CanalTech

Nesta segunda-feira (17), o Twitter anunciou que adotou no Brasil, Espanha e Filipinas um mecanismo de denúncia de conteúdos que estejam potencialmente em violação de suas regras sobre informações enganosas, as chamadas fake. Atualmente, apenas nos EUA, Coreia do Sul e Austrália, possuem esse sistema, desde agosto do ano passado.

Sobre a escolha de Brasil, Espanha e Filipinas para a expansão do mecanismo de denúncia, o Twitter disse que selecionou países para "colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões - incluindo aquelas em que o inglês não é o primeiro idioma - antes de tornar a ferramenta disponível globalmente. Além disso - e paralelamente a nossas políticas já existentes em eventos cívicos anteriores -, o fato de 2022 ser ano de eleições no Brasil e nas Filipinas, assim como de meio de mandato nos Estados Unidos, contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos", destacou a plataforma em um comunicado.

O anúncio da empresa acontece quase duas semanas depois de o tema ser alvo de críticas na própria plataforma. A hashtag "#TwitterApoiaFakeNews" ficou no último dia 5 no primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Brasil, em meio a pedidos para que o Twitter aja de forma mais rígida contra a desinformação, principalmente relacionada à pandemia.

Tags

Notícias Relacionadas