Sirene é acionada em Salvador para evacuação de área de risco após chuvas intensas
Com acumulados que ultrapassam 100 mm, Defesa Civil emite alerta máximo e orienta moradores da comunidade de Mamede a deixarem suas casas
Foto: Reprodução / Google Maps
O volume excessivo de chuvas que atinge Salvador desde sexta-feira (2) levou a Defesa Civil a acionar, na manhã deste sábado (3), a sirene de evacuação para moradores da comunidade de Mamede, localizada no bairro de Alto da Terezinha, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. A medida emergencial foi tomada diante do risco iminente de deslizamentos de terra e desabamentos em áreas consideradas vulneráveis.
"Defesa Civil: Atenção, comunidade de Mamede! A sirene será acionada. Dirija-se para local seguro. Emergência, disque 199. CODESAL", anunciou o alerta sonoro emitido pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Sem a influência direta de sistemas meteorológicos intensos, Salvador registra uma média de chuvas entre 60 mm e 70 mm. No entanto, nas últimas 24 horas, diversos bairros ultrapassaram esse patamar, com destaque para o Barro Duro, que contabilizou 121,4 mm de chuva, seguido por Barra (79,8 mm) e Palestina (72,2 mm), conforme dados atualizados às 8h.
Outros bairros que também apresentaram índices elevados de precipitação incluem:
- Valéria: 70,4 mm
- Mirante de Periperi: 69,8 mm
- Cajazeiras XI: 67,6 mm
- Ilha de Bom Jesus dos Passos: 66,4 mm
Com a capital sob alerta máximo, a Defesa Civil reforça a importância de que moradores em áreas de risco fiquem atentos às sirenes e orientações oficiais. O telefone 199 está disponível 24 horas para emergências.