Salvador: Obras da nova estação de metrô no Campo Grande começam em janeiro de 2026
Governo define cronograma para expansão da Linha 1 do metrô até Campo Grande
Foto: Secom/Salvador
As obras para construir a Estação Campo Grande, parte da expansão do metrô de Salvador, devem começar efetivamente entre janeiro e fevereiro de 2026, conforme anunciou o ministro da Casa Civil no último dia 19. Essa etapa faz parte do chamado Tramo IV da Linha 1, que vai ligar a atual Estação da Lapa ao Campo Grande, trazendo o modal até uma das áreas mais tradicionais do Centro da cidade.
A fase inicial do projeto inclui a desapropriação de terrenos — mais de 6 mil m² — no Largo do Campo Grande e na Avenida Santa Rita, situação declarada de utilidade pública para viabilizar as intervenções. Essa etapa é necessária antes do início das obras de infraestrutura, que contemplam túneis e galerias subterrâneas.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o ministro da Casa Civil destacaram que a expansão representa um salto importante na mobilidade urbana, ligando áreas centrais à rede metroviária e aproximando Salvador de um sistema mais amplo de transporte integrado. Segundo o anúncio, o novo trecho terá cerca de 1,1 km de extensão e está orçado em mais de R$ 1,5 bilhão por meio do PAC Seleções — investimento que inclui o túnel e a construção da estação.
A Estação Campo Grande será construída no subsolo, com acesso projetado para uma das regiões onde tradicionalmente é montado o camarote da Câmara Municipal durante o Carnaval, próximo à Praça do Campo Grande, e promete atender a cerca de 11,5 mil usuários por dia.
A previsão é que o início das atividades no canteiro de obras se dê no começo do próximo ano, com trabalhos de terraplenagem, escavações e estruturação dos túneis, antes da execução das partes metálicas e acabamentos da futura estação.
Para viabilizar a chegada do metrô até o Campo Grande, o governo estadual já autorizou licitações, definiu consórcios interessados e deu sequência às medidas administrativas. A expectativa é que, com a conclusão dessa etapa do Tramo IV, a mobilidade na capital baiana seja ampliada de forma significativa, melhorando o acesso de moradores, trabalhadores e turistas à região central.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.