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Recadastramento no CadÚnico em Salvador é marcado por tumulto e filas sem fim

Recadastramento no CadÚnico em Salvador é marcado por tumulto e filas sem fim

Só nesta quarta-feira (17), o atraso médio para atendimento foi de 3h30 na sede da Sempre, no bairro do Comércio, na capital baiana

| Autor: Dara Medeiros

Foto: Domingos Júnior/VerelaNet

O processo de recadastramento no Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família, está sendo complicado. Mais uma vez, enormes filas foram formadas nesta quarta-feira (17) e uma multidão aguardou com atraso em frente à sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que fica no bairro do Comércio, em Salvador.

O Varelanet conversou com Tiago Batista, gerente do Cadastro Único (CadÚnico), para saber o que fez o atendimento na Sempre ser atrasado e, consequentemente, permitiu que a população aguardasse por horas tentando ser atendida. O atraso de hoje foi tão grande que às 16h eles ainda estava chamando pessoas com agendamento para 13h30.

Tiago disse que já era esperado ter pequenos problemas no movimento de substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil: “Toda mudança gera um tipo de transtorno”. Contudo, o gerente do CadÚnico informou que uma sequência de fatores contribuíram para isso, desde falhas no sistema até a demora na impressão de senhas. 

Problemas no sistema 

Inicialmente, a opção para melhorar o atendimento foi a migração de todas as pessoas que estavam indo à sede da Sempre nas últimas semanas para o ambiente virtual. Porém, de acordo com o gerente, o sistema de agendamento da Prefeitura de Salvador “não deu conta de suportar tanto acesso” e acabou mostrando que só havia disponibilidade de vagas nos meses de setembro, outubro e novembro de 2022, enquanto há vagas para a próxima semana. Tiago informou que a área técnica está tentando resolver a questão e a previsão é de que “até amanhã isso seja resolvido”.

Aém disso, a impressão de senhas e o sistema estavam lentos nessa quarta-feira. Como se não fosse suficiente, o sistema de marcação acabou direcionando as pessoas como se houvessem duas sedes físicas da gerência do CadÚnico e isso fez o número de atendimentos dobrar. “Para o horário das 8h30 nós tínhamos capacidade de atender apenas 20 pessoas e vieram 30, 40”, explicou Tiago. 

Tentando amenizar a situação, os funcionários da Sempre irão fazer hora extra para atender a alta demanda. Tiago Batista garantiu que a sede só “vai fechar quando todo mundo agendado for atendido” e afirmou que, se for necessário, eles irão fazer o cadastramento ‘na mão’ quando o sistema parar de funcionar. 

O gerente do Cadastramento Único está esperançoso de que a situação seja corrigida e disse: “A nossa confiança é que na semana que vem esteja tudo regularizado”.

Por email, a Sempre entrou em contato com o Varela Net e informou que todas as pessoas que estavam agendads para está quarta-feira foram atendidas. 

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