Racismo em academia: cantor Samuel Marques relata ofensa em Salvador
Artista registrou em vídeo comentário racista feito por outro frequentador e desabafou nas redes sociais sobre o episódio
Foto: Reprodução / Rede Social
O cantor baiano Samuel Marques compartilhou nas redes sociais, neste domingo (5), o momento em que foi vítima de racismo dentro de uma academia localizada em Salvador.
Samuel, conhecido por ser backing vocal de artistas como Saulo e Luiz Caldas, além de ter participado do The Voice Brasil 2019, relatou que ouviu um comentário racista de outro aluno durante o treino e conseguiu gravar parte da conversa.
Segundo o artista, o homem se referiu a ele como “urso do cabelo duro”. Surpreso, Samuel questionou o autor da fala, que tentou amenizar o comentário dizendo: “Não, lembra, assim, o cabelo”. Ao perceber o desconforto do cantor, o agressor tentou mudar de assunto, mas Samuel rebateu: “Racismo”.
Após deixar o local, o músico fez um desabafo nas redes sociais. “Eu não consegui nem raciocinar. Mas depois que acontece isso, é severo, é doloroso pra caralho. Que diabo de país é esse, que diabo de mundo é esse em que as pessoas conseguem ser tão escrotas assim?”, escreveu.
O cantor também afirmou que outros alunos já haviam relatado episódios semelhantes. “Ele me falou que é algo recorrente, outros alunos tinham notificado, mas nada tinha acontecido porque ninguém tinha filmado. Como pode tanta impunidade nesse Brasil? As pessoas dizem que é 'mimimi' porque não passam na pele, o racismo dói”, desabafou.
A academia onde ocorreu o episódio se manifestou nas redes sociais e prestou apoio ao artista:
“Olá, Samuel, como vai? Vimos sua publicação e ficamos extremamente preocupados com a situação. Essa não é a experiência que desejamos para nenhum de nossos usuários. Reforçamos que somos uma instituição aberta para todos, onde nenhum tipo de preconceito é tolerado. Pode contar com a gente para ajudar no que for preciso.”