Notícias
Cidade
Preocupado com seu pet durante a queima de fogos?Confira dicas de como o acalmar

Preocupado com seu pet durante a queima de fogos?Confira dicas de como o acalmar

Conversamos com a médica veterinária Rita Araújo, que compartilhou dicas de como tranquilizar os animais domésticos durante o período de festas

| Autor: Leticia Cardoso

Foto: Reprodução/ Mike Burge/ Pexels

Com o retorno da celebração dos festejos juninos, após mais de dois anos de pandemia, a venda de fogos de artifício vem se intensificando cada vez mais, afinal a queima dos explosivos é uma tradição das festas populares. Contudo, apesar de serem considerados por diversas pessoas artefatos que animam as comemorações, eles também podem ser sinônimos de dores de cabeça - e outros tipos - para animais domésticos e seus donos.
 
Cães e gatos são exemplos de “pets” que possuem uma audição infinitamente mais sensível do que a do ser humano, e por esse motivo, se assustam facilmente com o som e as vibrações produzidas pelos fogos. O choque é tamanho que, em certos casos, a agitação do animal pode se converter até mesmo em infarto.
 
Diante disso, o Varela Net conversou sobre o que fazer para preservar a saúde física e mental do animal de estimação durante o São João com a médica veterinária Rita Araújo, que é adepta do método da veterinária integrativa - ou seja, que realiza um acompanhamento do animal, desde sua alimentação até seus hábitos, com o intuito de não se restringir somente à receitar medicamentos quando o bicho já não está mais bem.
 
De acordo com seu relato, ao longo de seus anos de atuação na área, lamentavelmente acompanhou de perto casos de animais que foram prejudicados de maneira extrema por conta dos explosivos.
 
"Já atendi animais com convulsões e até com outros problemas neurológicos após os festejos juninos. Muitos tentam fugir desesperadamente e se machucam ficando presos em grades e portões, o que resulta em ferimentos sérios, isso quando não chegam a óbito. Além de que, muitos fogem e não são mais encontrados.", contou Rita Araújo.
 
Infelizmente não existe uma maneira de proteger os ouvidos dos animais domésticos do som alto da queima de fogos, contudo, segundo a veterinária, existem métodos para tranquilizar o "pet".
 
"Os animais não devem ficar sozinhos nem acorrentados/amarrados. Tentar preparar um local em casa onde o som não chegue com tanta intensidade seria o ideal. Os tutores devem estar sempre por perto para que o animal se sinta seguro.", acrescentou.
 
Além disso, a profissional recomendou a chamada "técnica/truque do pano", que consiste em enrolar um pano em volta das regiões do dorso, do peito e da barriga do bicho, com o intuito de o auxiliar a se sentir mais protegido e acolhido. Ela também contou que existem remédios próprios para relaxar os animais, entretanto, reforçou que eles só devem ser utilizados caso sejam prescritos por médicos veterinários.
 
Por ser uma tradição, é difícil evitar os fogos durante o período de festas, mesmo assim, ao seguir algumas dessas dicas é possível gerar um ambiente mais confortável para o seu bichinho durante o São João e outras comemorações. 
 

Tags

Notícias Relacionadas