Notícias
Cidade
Prefeitura realiza primeira blitz educativa na Barra para o uso de patinetes elétricos

Prefeitura realiza primeira blitz educativa na Barra para o uso de patinetes elétricos

Ação visa conscientizar e vistoriar o uso correto dos patinetes elétricos compartilhados

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação / Semob

A prefeitura de Salvador realizou na manhã deste sábado (12) uma blitz educativa visando conscientizar e vistoriar o uso correto dos patinetes elétricos compartilhados. A ação aconteceu na orla da Barra e foi coordenada pela Secretaria de Mobilidade (Semob), juntamente com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a empresa JET, responsável pela operação dos patinetes na capital baiana.

Conforme a prefeitura de Salvador, a medida segue alinhada ao decreto municipal que regulamenta o uso dos Equipamentos de Mobilidade Individual Autopropelidos (Emia), como patinetes, bicicletas, monociclos e motos elétricas, tanto de uso particular quanto compartilhado.

Durante a blitz educativa, agentes verificaram o cumprimento das normas previstas, como o uso individual dos patinetes, a proibição de condução para menores de 18 anos e a vedação do uso sob efeito de álcool. A prática de transportar outra pessoa no mesmo equipamento, incluindo crianças, também é proibida.

Ainda no decreto, há diretrizes sobre onde os equipamentos podem circular e os limites de velocidade permitidos. A circulação é autorizada em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e ruas com velocidade máxima até 40 km/h, além de parques, praças e vias compartilhadas.

Conforme a SEMOB, os limites de velocidade variam dependendo do local: até 25 km/h em vias permitidas; até 12 km/h em áreas com grande circulação de pedestres, como parques e praças; máximo de 6 km/h sobre calçadas.

Os patinetes da JET têm tecnologia com GPS que regula automaticamente a velocidade de acordo com o local, evitando que usuários ultrapassem os limites em áreas sensíveis. No caso de equipamentos particulares, cabe ao usuário respeitar as normas sob risco de penalização.

Desde janeiro deste ano, foram contabilizados 113,5 mil usuários cadastrados e 349,1 mil viagens realizadas, com quase mil patinetes em circulação. A empresa estima que o uso dos equipamentos evitou a emissão de 226,31 toneladas de CO² na atmosfera.

Tags

Notícias Relacionadas