Notícias
Cidade
Prefeitura inicia construção de novos equipamentos do Complexo Cidade da Música

Prefeitura inicia construção de novos equipamentos do Complexo Cidade da Música

Prédios históricos abrigarão escola formadora de profissionais do espetáculo e um espaço para apresentações musicais 

| Autor: Redação

Foto: Valter Pontes/Secom

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), assinou nesta terça-feira a onde de serviço para restauração de dois prédios, hoje em ruínas, localizados na rua Santos Dumont, no Comércio, para transformá-los em polos culturais, que servirão como escola formadora de profissionais do espetáculo e um espaço para apresentações musicais. 

O investimento será de R$ 80 milhões, por meio da  Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Do valor total, R$3,5 milhões serão utilizados somente para as fundações dos dois equipamentos, que ocuparão uma área de 776 m². Os recursos para construção da Escola de Arte e Tecnologia e da Casa de Espetáculos são oriundos de parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O projeto é parte do Complexo Cultural Cidade da Música, que já possui a Cidade da Música da Bahia e a Casa das Histórias de Salvador/Arquivo Municipal.

"A cidade não tinha um conjunto de equipamentos que resgatasse essa história e garantisse que fosse perpetuado pelas próximas gerações. Passamos então a conceber esse projeto que, definitivamente, pudesse consagrar a cidade com todos os elementos que temos", declarou Bruno Reis.

Segundo ele, os novos prédios traduzem o rico patrimônio histórico e cultural da cidade. 

A estimativa, segundo o gestor, é que os dois novos equipamentos sejam entregues até meados de 2024. Ele diz que os equipamentos ajudarão a consolidar Salvador como primeiro destino turístico do país e impulsionarão a geração de emprego e renda.
 
Complexo cultural

Com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a Escola de Artes e Tecnologia e a Casa de Espetáculos deverão ser integradas à Cidade da Música da Bahia e Casa das Histórias de Salvador/Arquivo Municipal, formando assim o Complexo Cultural Cidade da Música. Com 412 m² de área construída, os equipamentos vão ser erguidos a partir do reaproveitamento de uma ruína do século X, de forma a restaurar, preservar e conservar este patrimônio histórico da cidade.

A Escola de Arte e Tecnologia vai atender a grande demanda por capacitação de técnicos da economia criativa da música. Já a Casa de Espetáculos será um espaço para eventos que comportarão um público de cerca de 200 pessoas e dará suporte às aulas práticas da Escola de Arte e Tecnologia. 

"Estes espaços serão utilizados para capacitar estes profissionais, e estão amparados por um grande auditório e uma biblioteca de consulta e acervo daquilo que for produzido na própria escola. Também pensamos em um espaço multiuso para exposição, além de café e restaurante que darão suporte à Casa de Espetáculos. Já no rooftop (cobertura), teremos um café e uma área de convivência e contemplação", declarou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

O subsecretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, explicou que a Casa de Espetáculos complementa a atividade da Cidade da Música, criando mais um espaço cultural da cidade com a disponibilização de um teatro com cerca de 200 lugares. Por sua vez, a Escola de Arte e Tecnologia, com dez andares, vem para compor o quadro como um centro de formação para jovens que vão atuar na atividade profissional da música. 

“Salvador tem uma vocação natural para a música, entretanto, a cidade se ressente da falta de técnicos que atuem no setor de produção cultural, a exemplo de cenógrafos, iluminadores e figurinistas, ou seja, tudo o que compõe o backstage da produção cultural. Então, este lugar vai formar jovens nesta área. A escola contará ainda com estúdios profissionais de gravação que, interagindo com a Cidade da Música, ajudarão a fomentar cada vez mais a música como elemento econômico de Salvador, visando a geração de emprego e renda", completou Mendonça.


 

Tags

Notícias Relacionadas