Prefeito Bruno Reis critica APLB e diz que sindicato age com ‘interesse político'
Declarações foram feitas durante lançamento do Natal Luz Salvador 2025
Foto:
Na manhã desta quinta-feira (25), durante o lançamento do Natal Luz Salvador 2025, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (UB), teceu críticas à postura da APLB Sindicato, acusando a entidade de agir de forma “irresponsável” e com “interesse político-partidário” ao pedir a retirada de pauta de um projeto de lei que, segundo ele, já havia sido acordado com todos os envolvidos no fim da greve dos professores da rede municipal.
“É mentira dizer que o acordo não foi cumprido. Este acordo foi assinado por todos, inclusive por mim, é público e resultou num projeto que foi enviado à Câmara no dia 1º de agosto, há quase dois meses. Depois disso, a própria categoria sugeriu novas emendas, o governo acatou, a líder da oposição assinou o acordo. Estava tudo pronto para votação e, de forma irresponsável, a APLB pede a retirada de pauta”, afirmou o prefeito, visivelmente incomodado.
Bruno Reis ainda declarou que dirigentes estaduais da APLB, que não participaram das negociações durante a greve, estariam agora interferindo no processo com intenções que ele classificou como “partidárias”.
“Apareceram no dia da foto para fazer o acordo, depois sumiram, e agora reaparecem para atrapalhar a vida. Não é a vida da gestão que estão atrapalhando, é o futuro das crianças da nossa cidade, que já foram penalizadas por 76 dias de greve. Elas não podem mais perder sequer um dia de aula”, disse.
No final de sua fala, o prefeito fez um apelo direto à categoria: “Peço aos professores que vejam o que ganhavam em maio e o que ganham agora. Houve um ganho real. Vamos deixar a fúria de lado e pensar nas crianças, nos pais, nas mães. Esse embate político só prejudica quem mais precisa da escola pública”, concluiu.