Pix pago? Empresas defendem idéia de taxa por utilização
Existem setores que defendem idéia
Foto: Foto Divulgação
O Banco Central criou o PIX em 2020. Ele foi criado como uma alternativa para fazer e receber pagamentos de uma forma bem mais rápida, até porque, ele é um sistema de pagamento instantâneo. Desde a sua criação ele realmente revolucionou a forma como as pessoas pagam umas as outras. E atualmente, o PIX é o segundo meio de pagamento preferido das pessoas no nosso país. Por ser uma forma de pagamento tão popular, não é de se espantar que ele também mude com o tempo, ou que as empresas queiram começar a ganhar em cima dele. Tanto é que os setores beneficiados pela desoneração dos impostos sobre a folha de pagamentos estão tentando incluir um imposto que banque a preferência pelo PIX.
Para explicar essa decisão tomada por eles, eles pontuam que a desoneração está prevista para acabar em 31 de dezembro. Contudo, essa não é uma solução muito bem aceita e está tendo uma resistência no Congresso Nacional. O pedido pelas empresas é que um imposto sobre a movimentação financeira com alíquota de 0,11% seja colocado até mesmo no PIX. Claro que essa mudança não é bem vista pelas pessoas que usam esse tipo de transação. Se isso for aprovado, como afetará o bolso das pessoas? A realidade é que ele não iria pesar tanto para aqueles que fazem poucas transferências por PIX. Para se ter uma ideia, se a pessoa fizesse um PIX de 100 reais, ela pagaria 0,11 centavos de imposto. E se a transação fosse de 1.000 reais, esse imposto seria de R$ 1,10.
De acordo com os setores que querem esse imposto, por conta da desoneração sobre a folha de pagamento, as empresas acabam pagando menos pela contratação formal dos funcionários. Hoje em dia, essa desoneração beneficia 17 setores. Com ela, as empresas podem substituir a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos funcionários por uma alíquota sobre a receita bruta. Com isso, a porcentagem dela varia entre 1 e 4,5%.
Os políticos que estão envolvidos na reforma tributária disseram que não irão considerar o imposto sobre essa movimentação, em outras palavras, o PIX não teria esse imposto.