Padrão de segurança: pontos de ônibus em Salvador terão monitoramento noturno
Medida já é adotada em outras capitais do Brasil
Foto: Valter Pontes/Secom
Os abrigos das paradas de ônibus em Salvador serão monitorados entre 20h e 5h, conforme anúncio da prefeitura em parceria com empresas privadas. A iniciativa integra o projeto Abraço Amigo, em colaboração entre Eletromídia, Claro e as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Mobilidade (Semob).
O sistema contará com câmeras de alta resolução, microfones sensíveis, alto-falantes e conexão de internet de alta velocidade. Caso apenas uma pessoa esteja no ponto, haverá opção de chamada de vídeo com a central de monitoramento, permitindo acompanhamento em tempo real até o momento do embarque.
A partir das 20h, os abrigos terão um painel especial que permite ao usuário acionar a central de vigilância. Se a chamada for ativada, o passageiro ficará em “monitoramento visual” até embarcar.
Este projeto já funciona em outras cidades brasileiras — São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá — e Salvador vai iniciar com 50 unidades em caráter piloto, embora ainda não haja data definida para começo da operação