Notícias
Cidade
Operação Graft: MP denuncia investigados por fraudes em licitações na Bahia

Operação Graft: MP denuncia investigados por fraudes em licitações na Bahia

Caso ocorreu em Euclides da Cunha, cidade a cerca de 300 km de Salvador. Prejuízo aos cofres públicos ultrapassa R$ 6,8 milhões

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/TV Bahia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou nesta quarta-feira (17) os 12 investigados por fraudes em licitações feitas pela prefeitura de Euclides da Cunha, cidade a cerca de 300 quilômetros de Salvador. Entre os os denunciados, estão o ex-vice-prefeito, secretários municipais, empresários e servidores públicos. A ação é um desdobramento da "Operação Graft", deflagrada pelo órgão estadual no início deste mês.

Entre os crimes apontados pelo órgão estadual, estão o de formação de organização criminosa, falsidade ideológica, peculato, fraude em licitação, inserção de dado falso em sistema de informações e lavagem de dinheiro. As investigações apontam que o prejuízo causado aos cofres públicos pelo esquema, somente em 2020, ultrapassa R$ 6,8 milhões, valor que corresponde a soma dos contratos decorrentes de licitações fraudadas e de valor de obra de pavimentação asfáltica superfaturada em mais de 80%.

Do total de denunciados, 10 foram presos preventivamente durante deflagração da operação, mas acabaram liberados depois do pagamento de fianças, para cumprimento de medidas cautelares. Na semana passada, a Justiça restabeleceu as prisões de nove investigados pela Operação Graft.

Tags

Notícias Relacionadas