Operação apreende bebidas impróprias para consumo em diversos bairros de Salvador
No segundo dia da operação, três estabelecimentos foram fiscalizados
Foto: Divulgação / Ascom PCBA
O Governo da Bahia deu continuidade, na última terça-feira (7), à Operação Bebidas Etílicas, deflagrada na segunda-feira (6), com o objetivo de combater a comercialização irregular de bebidas alcoólicas em Salvador. A ação envolve a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), o Procon-BA, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e o Ministério da Agricultura e Pecuária.
No segundo dia da operação, três estabelecimentos foram fiscalizados. Em todos, foram encontradas irregularidades, como produtos vencidos, sem identificação ou em condições impróprias para o consumo.
No Parque Bela Vista, um galpão utilizado para entrega de bebidas foi autuado após a equipe encontrar mais de 200 produtos vencidos. O DPT recolheu amostras para perícia, enquanto o Procon lavrou auto de infração. A Decon instaurou inquérito policial, e o responsável foi intimado a prestar depoimento e descartar os itens.
No bairro de Brotas, em um ponto também voltado ao serviço de delivery, foram identificadas 183 bebidas fora da validade. O local foi autuado pelo Procon, e a Decon abriu inquérito. Amostras foram enviadas para análise, e o proprietário será ouvido na unidade.
Já no bairro da Pituba, um estabelecimento responsável por abastecer grandes eventos armazenava 272 bebidas sem lacre, rótulo, origem ou validade. O Ministério da Agricultura reteve 271 garrafas lacradas, enquanto o DPT recolheu uma para perícia. O local também foi autuado, e um novo inquérito foi instaurado pela Decon. O responsável foi intimado para prestar esclarecimentos.
A operação segue em andamento com foco na fiscalização de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, visando proteger o consumidor e garantir a segurança sanitária dos produtos vendidos.