Novo projeto de lei em Salvador propõe testes em bebidas para prevenir intoxicação
Iniciativa busca inibir que situações como as registradas em São Paulo
Foto: Reprodução / Freepik
Por conta do contexto atual, onde têm acontecidos muitos casos de intoxicação por conta de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol, o vereador de Salvador Sandro Filho (PP) levou à Câmera Municipal de Salvador o Projeto de Indicação n.º 446/2025, que propõe a realização de testes preventivos em bares, restaurantes e estabelecimentos que forneçam esse tipo de conteúdo. A ideia visa intensificar a fiscalização e evitar riscos à saúde pública.
Segundo o parlamentar, a iniciativa busca inibir que situações, como as registradas em São Paulo, onde seis pessoas morreram e dezanas ficaram feridas, se repitam na capital baiana. “Estamos falando de um risco real à saúde pública. O consumo de bebidas adulteradas pode levar a lesões irreversíveis e até à morte. Salvador precisa agir de forma preventiva para que tragédias assim não atinjam nossa população”, disse Sandro Filho.
O vereador também falou sobre a suspeita de um caso ocorrido em Feira de Santana, como argumento para falar sobre a necessidade de iniciativas imediatas para evitar novos possíveis casos de intoxicação. A proposta sugere que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Vigilância Sanitária, seja responsável pela execução dos testes, assegurando a qualidade dos produtos comercializados.
O projeto reafirma dispositivos já estabelecidos na Lei Orgânica no município, que concede ao Poder Público a responsabilidade de fiscalizar as condições sanitárias dos estabelecimentos e garantir a defesa do consumidor.
Caso a proposta seja acolhida pelo poder Executivo, ela poderá resultar em um programa municipal de monitoramento contínuo com a realização de análises laboratoriais periódicas para detectar adulterações e assegurar a integridade das bebidas servidas ao público.